Aquarium Algae 101: Tudo o que você precisa saber

Todo proprietário de aquário entende como é difícil controlar as algas do aquário. Não importa quão bem você mantenha seu aquário, as algas ainda proliferarão, a menos que você empregue medidas especiais para conter seu crescimento.

Uma mancha insignificante de algas pode crescer exponencialmente em questão de dias. As algas crescem nas paredes do aquário, na decoração, no cascalho e na areia. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode controlar o crescimento de algas em seu aquário.

Índice
Alternar
O que exatamente são algas de aquário?Algas verdes

Algas de aquário azul-verde

Algas de aquário marrons e vermelhas

Algas Staghorn

Algas Fuzz

De onde vêm as algas?

Como você pode controlar algas de aquário?

Camarões e peixes que comem algas

O que exatamente são algas de aquário?

Algas são um tipo de espécie de planta. Dito isto, eles também consomem dióxido de carbono e nutrientes. Seu crescimento dá uma aparência suja e turva ao aquário.

Em corpos d’água, existem diferentes tipos de algas. Para saber como controlar o seu crescimento, você deve saber quais tipos de algas estão presentes no seu aquário.

Algas Verdes

Algas verdes são o tipo mais comum. Estes indicam boa qualidade da água. As algas verdes são consideradas algas “boas”, mas o seu crescimento deve ser mantido sob controlo para não privarem os peixes de nutrientes. Alguns aquaristas permitem que algas verdes prosperem para servir como fonte alimentar para seus peixes.

Existe um tipo de alga verde que cresce rapidamente; pode tornar a água do aquário verde e turva. Altos níveis de luz são propícios ao seu crescimento. Este tipo de alga é boa para criar artêmias.

Algas finas vistas ao microscópio com ampliação de 100x.

Algas de aquário verde-azuladas

As algas verde-azuladas têm uma aparência semelhante às algas verdes, mas, ao contrário das algas verdes, as algas verde-azuladas indicam más condições da água. Na verdade, não são uma espécie de planta, mas sim cianobactérias.

Eles geralmente crescem em lençóis e emitem um odor almiscarado. Indicam excesso de luz, grandes quantidades de resíduos orgânicos e fosfato na água do aquário.

Se negligenciados, eles podem formar uma espessa camada de espuma. A superalimentação e a má manutenção do aquário também contribuem para o seu crescimento. As cianobactérias também podem aparecer em preto e marrom.

Algas de aquário marrons e vermelhas

Algas em um pedaço de madeira flutuante

Algas de cor marrom e vermelha podem indicar problemas no ecossistema do aquário. Aquários de água salgada e recém-instalados geralmente apresentam algas marrons devido à composição química da água.

Pode ser que os níveis de fosfato estejam muito altos.

Algas marrons indicam altos níveis de silicato e baixos níveis de luz.

Não confunda algas verdes e marrons com diatomáceas, que são organismos microscópicos que formam populações circulares secretoras de cálcio que servem como terreno fértil para algas. As diatomáceas são difíceis de remover, ao contrário das algas marrons e verdes.

Algas Staghorn

Algas Staghorn lembram tufos de cabelo. Eles crescem de forma ramificada, daí o nome. Eles tendem a crescer em torno de equipamentos de aquário, como filtros. Eles são difíceis de remover mecanicamente, mas saem facilmente com alvejante.

Algas Fuzz

Algas fuzz geralmente crescem em plantas e decorações de aquários. Eles se assemelham a fios de 3 mm de comprimento e quase não afetam a aparência e o conteúdo de nutrientes do aquário.

Eles podem ser facilmente mantidos sob controle com peixes que comem algas. Uma forma virulenta de alga penugem pode ser chamada de alga barba.

As algas barbadas têm meio centímetro de comprimento e crescem em faixas espessas. Não são um sinal de má qualidade da água, mas a sua rápida taxa de crescimento torna-os indesejáveis.

Outra alga de aparência semelhante é a alga capilar. Cresce na areia, cascalho e base de plantas aquáticas. Não forma ondulações com a corrente da água, ao contrário da penugem e das algas barbadas.

Por último, há a alga fio. Ela cresce até 12 polegadas ou 30 centímetros de comprimento e é composta por fios finos e finos. Não forma manchas espessas. Essas algas são uma indicação de que os níveis de ferro estão muito altos. Eles podem ser removidos mecanicamente com uma escova de dentes.

De onde vêm as algas?

Algas são organismos considerados plantas porque passam pela fotossíntese. Com luz, nutrientes, temperatura e dióxido de carbono adequados, eles podem se multiplicar rapidamente.

Como você pode controlar as algas do aquário?

Você não pode eliminar completamente as algas, mas pode controlar seu crescimento. A maioria dos tipos de algas prolifera devido à luz. Dependendo do tipo de alga indicado acima, você pode limitar ou aumentar a exposição à luz.

A luz solar, em particular, acelera o crescimento de algas, mas diminui as algas marrons. O ideal é que um aquário com plantas receba 10 horas de luz diariamente e aqueles sem plantas só devem ficar expostos à luz por 6 a 8 horas.

Limpe a água do aquário periodicamente, dependendo de quantos litros de água o aquário contém. Certifique-se de limpar também o filtro do aquário com a mesma freqüência que limpa o aquário.

Alimente seus peixes apenas três vezes ao dia para que os alimentos desintegrados não contribuam para o excesso de níveis de fosfato e amônia. Teste sua água para verificar se os níveis de fosfato, amônia e nitrato estão muito altos.

Esfregue as paredes de vidro, equipamentos do aquário e decorações. Você pode usar uma escova de dentes para limpar cantos difíceis, uma esponja abrasiva ou um raspador especial para algas.

Se o seu aquário for relativamente grande, você pode comprar limpadores de algas com um ímã bidirecional para poder limpar as algas da parte externa do aquário. Aquele que usamos pode ser encontrado por alguns dólares na Amazon.

Mergulhe o cascalho e a areia em produtos anti-algas e lave-os bem. Para algas que não podem ser removidas mecanicamente, aplique a solução apropriada para controle de algas.

Camarões e peixes que comem algas

Certos camarões e peixes se alimentam de algas. Os camarões Amano são os camarões de água doce mais comuns usados ​​para controlar o crescimento de algas em aquários. Esta espécie de camarão também se alimenta de folhas mortas de plantas.

Eles até examinam cuidadosamente folhas de plantas aquáticas e filtros de esponja em busca de algas.

Camarão Amano [Caridina multidentata]

Os bagres são comumente usados ​​para controlar o crescimento de algas. O bagre Cory faz um bom trabalho comendo não apenas algas, mas também pedaços de comida de peixe que se depositaram no cascalho.

O bagre Plecostomus ou Plecos é uma boa escolha se você tiver um aquário grande. Observe, entretanto, que Plecos grandes tendem a comer as folhas das plantas do aquário junto com as algas.

Otocinclus ou Otos são espécies de bagres de 2 ”de comprimento que formam um bom conjunto para destruir algas com camarões comedores de algas. Se você não tem muitas algas, é melhor complementar os bagres com ração para peixes à base de vegetais.

Black Mollies, comedores de algas siameses e Peckoltia evitam o crescimento excessivo de algas felpudas. Os comedores de algas siameses também são excelentes para prevenir o crescimento excessivo de algas vermelhas.

Ao comprar peixes que comem algas, é importante não alimentá-los mais de uma vez por dia se o seu aquário tende a acumular algas muito rapidamente, caso contrário eles as ignorariam.

Se você está procurando uma lista mais detalhada de peixes e camarões que comem algas, confira nossa lista dos 12 melhores comedores de algas.

Similar Posts