Ciclo de nitrogênio do aquário (o guia prático completo)
Você já se perguntou por que aquaristas experientes, depois de comprar um novo aquário, deixam-no por alguns semanas com apenas camarões mortos em decomposição ou comida de peixe e nenhum peixe vivo nadando por aí? Provavelmente, eles estão esperando o ciclo do aquário para que seja seguro o suficiente para os peixes, camarões e outros animais de estimação viverem.
O ciclo do nitrogênio é o fator mais importante no aquarismo e não pode ser ignorado!
Você deve aprender o Ciclo do Nitrogênio se quiser criar peixes tropicais. Seu aquário deve dar um ciclo antes de poder abrigar os peixes. Se o seu aquário não passar pelo Ciclo do Nitrogênio, seus peixes morrerão. NÃO É BOM!
O que é exatamente o ciclo do nitrogênio?
Peixes, camarões, caracóis e outros animais de estimação que você adiciona ao seu aquário liberam algum tipo de resíduo. Esses resíduos se transformam em amônia, que é altamente tóxica para qualquer habitante do tanque, exceto plantas e algas. Felizmente, existem bactérias benéficas que realmente convertem a amônia em uma forma menos tóxica – o nitrito. Na maioria dos casos, entretanto, o nitrito ainda é altamente tóxico e ainda pode ser fatal para peixes e invertebrados.
Felizmente, outro grupo de bactérias benéficas converte nitrito em nitrato, que é tolerado por peixes e invertebrados em quantidades relativamente grandes em comparação com amônia e nitrito. Essas bactérias demoram para crescer; portanto, novos aquários que são imediatamente abastecidos com peixes muitas vezes experimentam a “síndrome do novo tanque”, que leva à morte rápida de peixes e invertebrados. O ciclo do nitrogênio começa imediatamente quando uma fonte de amônia está presente, sobre a qual falaremos mais adiante quando discutirmos o processo de ciclagem do seu aquário.
Como faço para pedalar meu aquário rapidamente?
Até o momento, existem duas maneiras principais de pedalar seu aquário: ciclismo tradicional e ciclismo sem peixes. O método tradicional de ciclagem envolve adicionar um peixe ao aquário, estimulando assim as colônias de bactérias benéficas que convertem os resíduos perigosos produzidos pelos peixes em uma forma menos tóxica. Infelizmente, este processo muitas vezes mata ou danifica permanentemente os peixes recém-adicionados devido à exposição à amônia tóxica.
O método de pedalar sem peixes, que é considerado o mais rápido e definitivamente a maneira mais humana de pedalar em um aquário, simplesmente porque você não está sacrificando um animal de estimação no processo. Você simplesmente precisa de uma fonte de amônia para impulsionar o desenvolvimento de colônias de bactérias benéficas.
O produto que usamos e recomendamos é o Fluval Cycle
Como fazer um ciclo sem peixes
Depois de pegar uma garrafa de amônia pura, você estará pronto para começar seu ciclo sem peixes. O processo é simples, mas pode exigir algumas execuções para ser entendido corretamente. Recomendamos marcar esta página como favorita para referência futura.
Ciclo sem peixe: processo passo a passo
1. Monte seu aquário – Encha-o com água e monte seus filtros, pedras, substrato, plantas, etc.
2. Adicione um declorador ao seu aquário – O cloro mata bactérias, incluindo aquelas que estamos tentando ajudar a desenvolver colônias no aquário.
Se você ainda não tem um descolorador, é altamente recomendável que você use o Condicionador de Água Seachem Prime
3. Mantenha a temperatura estável (77°F-86°F) – As colônias de bactérias benéficas crescem rapidamente nesta faixa, portanto mantenha-a estável.
Mantenha as luzes do aquário apagadas se você não tiver plantas vivas. As algas se espalham rapidamente sob luz forte e podem cobrir rapidamente todo o seu aquário.
4. Ligue seus filtros e arejadores – Qualquer coisa que agite a superfície da água ajuda a oxigenar seu aquário e, portanto, estimula o crescimento de bactérias benéficas.
5. Adicione sua fonte de amônia – Adicione cerca de 4 ppm de amônia (você precisará de um kit de teste de amônia para isso).
6. Encontre coisas de um aquário antigo e adicione-as ao seu novo aquário – De pedras a decorações cafonas de aquário, as colônias de bactérias benéficas não são exigentes. Encontre coisas de um aquário estabelecido para ajudar a semear colônias de bactérias benéficas em seu aquário e ajudá-lo a ter um ciclo mais rápido.
7. Espere e veja – Continue verificando sua amônia a cada poucos dias; eventualmente começará a cair. Quando cair para 1 ppm, dose novamente para 4 ppm para não matar as bactérias benéficas. Faça isso mais uma ou duas vezes e depois comece a testar o nitrito. Continue dosando amônia para reduzir os níveis de amônia para 4 ppm e fique de olho nos níveis de nitrito. Se os níveis de nitrito começarem a cair, você estará no caminho do fim do ciclo!
9. Mudança de água – Depois de um tempo, os nitritos devem cair para zero. Os nitratos devem estar muito altos neste ponto. Você vai querer remover cerca de metade da água do aquário para remover muitos nitratos.
10. Adicione peixe! – Quando a amônia e os nitritos são zero, você pode finalmente adicionar peixes, desde que os nitratos permaneçam em um nível aceitável (para tanques marinhos, isso é cerca de 0-20 ppm.
Para tanques de água doce, isso é cerca de 10 ppm-40 ppm.). Se os nitratos estiverem muito altos, faça uma troca de água de 50%.
Lembre-se de nunca fazer uma troca de 100% da água, pois isso pode fazer com que o ciclo do nitrogênio recomece!
É isso! Depois de dias ou semanas de espera, seu aquário está finalmente pronto para o primeiro peixe!
O ciclismo normalmente leva cerca de um mês para ser concluído, possivelmente mais rápido com a adição de material de tanques estabelecidos.
Lembre-se de estocar lentamente para dar às colônias de bactérias benéficas tempo suficiente para crescer e se adaptar ao aumento da carga biológica. Teste e troque sua água regularmente e você terá um aquário próspero em pouco tempo.
O kit de teste que usamos há anos é o API Freshwater Master Kit. É acessível, mas o mais importante, é confiável.