Compreendendo e tratando a doença do neon tetra
A doença do neon tetra foi descoberta pela primeira vez em neon tetras, daí o nome. E embora seja mais comum em tetras neon, na verdade, outros peixes também podem ser suscetíveis a esta doença. A má notícia é que a doença neon tetra é uma doença desagradável com grande mortalidade. A boa notícia é que isso pode ser evitado.
Então, o que há nos tetras neon que os torna suspeitos desta doença? Há algo que você possa fazer para evitar que isso ocorra em seu aquário?
Saiba mais sobre a doença e como preveni-la abaixo.
Índice
Alternar
O que é a doença Neon Tetra?
Impacto em outras espécies de peixes de aquário
Quais são os sintomas da doença Neon TetraInquietação
Abstinência
Cistos brancos
Dificuldades de natação
Infecções secundárias
Causas da doença Neon Tetra
Como você trata a doença Neon Tetra?
Como você trata a doença do Neon Tetra? A doença do Neon Tetra desaparece? Testes
Compre esterilizadores UV
Seus tetras neon merecem uma vida longa e feliz
O que é a doença do Neon Tetra?
A doença Neon Tetra é causada por um protozoário parasita conhecido como Pleistophora hyphessobrycoins, pertencente à família Microsporidia, que é uma família de parasitas particularmente perigosa.
Esses parasitas possuem um ciclo de vida complexo, que inclui a produção de esporos resistentes e infecciosos. Os peixes são infectados quando comem alimentos que contêm esporos ou comem cadáveres de outros peixes (o que algumas espécies de peixes fazem). Os esporos eclodem dentro do peixe e o parasita começa a consumir o interior do peixe. Ao longo de seu ciclo de vida, esse parasita permanece dentro do peixe, exceto durante a fase de esporo.
🐠 Dê ao seu neon tetra uma vida longa e feliz, compreendendo sua vida útil e os fatores que o afetam.
A doença do neon tetra é de natureza degenerativa. Isso significa que começa lentamente, mas se torna mais grave com o tempo. O parasita corrói os peixes, começando pelo estômago e pelo trato digestivo. Em seguida, ele segue para outros órgãos, músculos, guelras e pele. Esta doença pode levar a infecções secundárias, o que também a torna particularmente perigosa.
Impacto em outras espécies de peixes de aquário
A doença do neon tetra recebe esse nome porque foi identificada pela primeira vez em neon tetras. No entanto, outros membros da família tetra também são vulneráveis a esta doença. A doença neon tetra também foi encontrada em ciclídeos, rasboras, farpas e danios.
Surpreendentemente, os tetras cardinais parecem ser amplamente imunes à doença tetra neon; no entanto, os tetras cardinais são suscetíveis a uma doença conhecida como dermocistídio.
Os tetras cardinais infligidos com dermocistídio desenvolverão bolhas em seu corpo. Ao contrário da doença neon tetra, o dermocistídio é causado por um fungo. Assim como a doença neon tetra, entretanto, o dermocistídio é incurável.
Quais são os sintomas da doença Neon Tetra
A doença Neon Tetra apresenta sintomas característicos que seguem um padrão à medida que a infecção parasitária progride. Os sintomas aparecem na seguinte ordem:
Inquietação
Nos estágios iniciais da doença do tetra neon, os peixes ficam inquietos, especialmente à noite. O peixe doente não terá um comportamento escolar e sua natação pode se tornar irregular.
Retirada
Os peixes infectados irão se retirar do cardume e se esconder. Esse comportamento recluso é o resultado da perda de energia deles pela doença. Em vez de buscar segurança na escola, eles se esconderão atrás de plantas, pedras ou decorações.
Descoloração
Com a progressão da doença, o parasita começará a afetar o tecido muscular. Isso pode fazer com que o tecido muscular fique branco.
A descoloração normalmente começa ao longo da área da coluna e à medida que a destruição do tecido muscular progride, a descoloração se espalhará junto com ele.
Cistos Brancos
À medida que o parasita infecta os músculos, cistos de cor branca se formarão nos músculos, dando ao peixe uma aparência irregular.
Dificuldades de natação
Os danos aos músculos causados pelo parasita levam a danos musculares e curvatura da coluna, fazendo com que os peixes tenham dificuldades para nadar.
Infecções Secundárias
A doença do neon tetra muitas vezes pode levar a infecções secundárias, incluindo inchaço e podridão das nadadeiras.
Um desafio de diagnóstico
A doença do neon tetra é frequentemente mal diagnosticada, pois existem outras doenças que podem compartilhar sintomas semelhantes. Uma dessas doenças é a doença do falso neon tetra, que é causada por uma bactéria, não por um parasita.
A doença do falso neon tetra também é menos grave que a doença do neon tetra e pode ser tratada. Infelizmente, é difícil distinguir entre estas duas tetra doenças. Por esse motivo, você não tem nada a perder colocando os peixes afetados em quarentena e tratando-os com medicamentos antibacterianos.
Causas da doença do Tetra Neon
Os tetras neon vêm dos sistemas fluviais do norte da América do Sul, como os rios Orinoco e Rio Negro. Essas águas são de cor escura e ácidas. Devido à sua natureza ácida, os rios têm baixa contagem de bactérias. E como o sistema imunológico dos tetras neon não precisa lidar com bactérias, eles não são altamente desenvolvidos.
Os tetras neon que você compra em sua loja local de peixes tropicais são provavelmente criados em fazendas e vendidos a atacadistas, que compram grandes lotes deles de uma vez. Manter os peixes amontoados aumenta a contagem de bactérias, que o sistema imunológico do tetra neon não consegue controlar.
É por isso que a doença do neon tetra foi observada pela primeira vez em neon tetras – porque esses peixes foram colocados em ambientes que seus sistemas imunológicos não conseguiam suportar.
Existem apenas duas maneiras pelas quais a doença neon tetra pode chegar ao seu aquário:
- Você comprou um peixe que já estava infectado pelo parasita.
- Seu neon foi infectado em seu aquário por causa da qualidade da água (incluindo contaminação de alimentos).
Como você trata a doença do Neon Tetra?
A doença do neon tetra é fatal e não há cura para ela. É uma doença que mata lentamente e pode levar semanas ou até meses até que o peixe finalmente morra. Muitos aquaristas sacrificam seus peixes para acabar com seu sofrimento.
A doença do neon tetra também é altamente contagiosa. Embora não haja cura para isso, existem procedimentos que você precisa seguir para evitar que ele se espalhe.
Como você trata a doença do Neon Tetra?
Não há tratamento para a doença do tetra neon. Se você suspeitar que um de seus peixes tem a doença neon tetra, você precisará colocá-lo em quarentena e quaisquer outros peixes que pareçam estar afetados. Remova os peixes não afetados e faça uma limpeza completa no aquário fazendo o seguinte:
- Misture uma solução de uma parte de alvejante para oito partes de água.
- Use a solução para borrifar o aquário e quaisquer equipamentos ou decorações que ele possa conter e deixe-os descansar por 20 minutos.
- Enxágue bem o aquário e seus acessórios e deixe o aquário e os acessórios secarem ao ar por um dia inteiro.
- Encha o aquário com água sem cloro e deixe descansar por várias horas.
- Esvazie o aquário, reabasteça-o com água sem cloro e deixe o aquário completar seu ciclo de nitrogênio.
- Adicione os peixes não afetados quando o aquário tiver completado o ciclo.
🐠 Saiba mais sobre a ciclagem de nitrogênio em seu aquário para torná-lo seguro para seus habitantes.
A doença neon tetra desaparece?
Infelizmente, a doença do neon tetra não desaparece. O parasita continua a corroer o corpo do peixe até morrer.
Prevenção de doenças do Tetra Neon
A seguir estão as medidas preventivas que você pode tomar para evitar que a doença neon tetra chegue ao seu aquário:
Seja seletivo
Seja seletivo ao comprar seus tetras neon. Seus tetras neon devem parecer saudáveis, ter cores vibrantes e aprender com os outros tetras.
Quarentena
É importante colocar todos os novos peixes em quarentena antes de adicioná-los a um aquário comunitário. Eu recomendo que você coloque peixes novos em quarentena por pelo menos duas semanas para determinar se eles têm alguma doença.
Evite comida viva
Alimentos vivos podem conter doença tetra neon e outros parasitas. Por esse motivo, recomendo que você alimente alimentos em flocos ou liofilizados. Se você precisar alimentar alimentos vivos, compre-os somente em uma loja de peixes tropicais de boa reputação.
🐠Aqui está um guia completo sobre o que os tetras neon comem e como alimentá-los.
Manter a qualidade da água
Pleistophora hyphessobryconis prospera em águas que têm:
- Temperaturas quentes
- Baixo pH
- Baixos níveis de oxigênio
- Altos níveis de matéria orgânica
Com base nessas informações, a melhor maneira de prevenir a doença neon tetra é criar um ambiente oposto ao mencionado acima.
Escolha os filtros certos
Os tetras neon precisam de água límpida, bem filtrada e rica em oxigênio. Isto pode ser conseguido adicionando pedras de ar ou um filtro de esponja. Por estas razões, os tetras neon funcionam melhor quando são introduzidos em um aquário maduro, onde o filtro e o substrato não são limpos há vários meses.
Filtros suspensos não fornecem biofiltração adequada para tetras neon. Se você tiver um filtro suspenso, recomendo que você o complemente com um dos seguintes:
- Filtro de cascalho
- Filtro canister que contém um meio eficaz, como espuma estática K1.
- Um reservatório se você tiver um aquário grande.
Os filtros traseiros por si só não mantêm a qualidade da água necessária aos tetras neon. Qualquer uma das três opções de filtro mencionadas anteriormente pode ser independente.
Além disso, não limpe o meio filtrante a menos que haja uma redução perceptível no fluxo de água. A razão para isso é que o meio filtrante fornece um local para o crescimento de bactérias benéficas. Essas bactérias ajudarão você a manter a qualidade adequada da água.
🐠Veja nosso guia completo sobre filtros para aquários e como escolher o melhor.
Limpeza semanal do tanque
Compre um aspirador de cascalho para aquário. Eles são baratos e podem ser encontrados na maioria das lojas de peixes tropicais. Uma vez por semana, sifone o substrato para ver se há restos de comida ou outros materiais orgânicos que possam ter sido coletados.
Mudanças parciais de água
Faça uma troca parcial de água semanalmente, trocando 20% do aquário. Ao fazer uma troca parcial de água, certifique-se de que a água usada para substituir a água antiga tenha os mesmos parâmetros de água da água antiga.
A temperatura, o pH e a dureza da água nova devem ser iguais aos da água antiga. Além disso, certifique-se de adicionar condicionador de água à água nova para remover qualquer cloro que possa estar nela.
Faça testes regulares de água
Teste a água regularmente usando um kit de teste de água, que pode ser adquirido na maioria das lojas de peixes tropicais. Os parâmetros da água para tetras neon devem ser os seguintes:
- Níveis de amônia e nitrito = 0 ppm.
- Nitratos= 10 ppm ou menos.
- pH= 6,5-7,5
- Dureza da água= 1-2 dKH.
- Temperatura: 70-75 graus Fahrenheit (21-24 graus Celsius).
Compre esterilizadores UV
O filtro do seu aquário não é capaz de matar bactérias; só pode ajudar a controlar seu crescimento. Para matar microorganismos, você pode comprar um esterilizador UV. Os esterilizadores UV são baratos e podem ajudar a garantir que Pleistophora hyphessobryconis e outros microorganismos nocivos não sobrevivam em seu aquário.
Seus tetras neon merecem uma vida longa e feliz
Esperamos que você tenha gostado deste artigo. A doença do neon tetra pode ser um pesadelo para um aquarista. No entanto, esta doença é evitável. Aprenda sobre as condições que os tetras neon vivenciam na natureza e reproduza-as em seu aquário. Se você fizer isso, não precisará se preocupar com a possibilidade da doença neon tetra chegar ao seu aquário. Por favor, compartilhe seus comentários e compartilhe este artigo.