De onde vêm os peixes Betta: Origens do Betta Selvagem
Como dono de um animal de estimação, é sempre útil saber as origens do seu animal de estimação. Como aquarista, se você quiser cuidar bem do seu peixe betta e dar-lhe a melhor vida possível, você vai querer entender profundamente de onde ele vem e como vive na natureza para que possa replicar seu habitat natural ao definir e manutenção do seu aquário.
Índice
Alternar
O que são peixes Betta?
De onde vêm os peixes lutadores siameses? Como é o habitat natural do Betta?
Os peixes Betta vivem em poças?
Quais peixes são encontrados com Bettas na natureza?
Como são os Bettas na natureza?Aparência
Lutadores nascidos naturalmente
Como os Bettas se reproduzem na natureza?
O que os Bettas comem na natureza?
Quais são os predadores naturais dos peixes Betta?Outras ameaças importantes aos peixes Betta
Quanto tempo vivem os peixes Betta?
Como os peixes Betta sobrevivem na natureza?
Diferenças entre peixes Betta selvagens e peixes Betta amadores
Como replicar o habitat natural do Betta em casa
Cuide do seu peixe Betta da melhor maneira possível
O que são peixes Betta?
Os peixes Betta (também conhecidos como peixes lutadores siameses) são pequenos peixes de água doce que crescem até 7 centímetros de comprimento, originários das águas doces rasas do Sudeste Asiático em países como Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Malásia e Indonésia.
Os peixes lutadores siameses são um dos animais de estimação de aquário mais populares para todos os criadores de peixes devido à sua natureza ativa e belas cores.
De onde vêm os peixes lutadores siameses?
A descoberta das espécies selvagens de betta começou na Tailândia (anteriormente conhecida como Sião) quando as crianças descobriram suas tendências de luta. Eles coletavam os bettas e os colocavam juntos para vê-los lutar uns contra os outros. A luta contra Betta pegou entre os adultos e se tornou popular para fins de entretenimento. Durante esse período, o rei do Sião III (atual Tailândia) decidiu regulamentar a atividade e implementar um imposto sobre a luta contra peixes betta.
Na década de 1890, o valioso peixe foi importado para a Alemanha e França e, em 1910, foi trazido para São Francisco, nos Estados Unidos, por um homem chamado Frank Locke.
Como é o habitat natural do Betta?
Bettas selvagens são encontrados em arrozais, lagoas, piscinas e riachos lentos.
Esses corpos de água rasos são quentes, entre 75 e 80 graus Fahrenheit. Arrozais, lagoas, piscinas e riachos onde vivem as espécies selvagens de betta são águas rasas e de baixo fluxo com baixos níveis de oxigênio.
As águas selvagens dos bettas são normalmente cheias de plantas e vegetação, que é a principal fonte de oxigênio para os bettas, bem como um esconderijo.
O clima tropical que cerca o habitat do betta é úmido e quente durante todo o ano. O verão, de março a junho, é úmido com temperaturas em torno de 40°C, enquanto o inverno é mais ameno, com 50% a 60% de umidade e temperaturas variando de 30°C a 35°C. Há uma estação chuvosa anual, de julho a outubro, que é uma dica para a época de acasalamento dos peixes betta.
Os peixes Betta vivem em poças?
Um equívoco comum sobre bettas selvagens é que eles vivem em poças. Este é apenas o caso quando seu habitat seca e se transforma em uma mera poça. As condições de vida de uma poça são muito rasas e os bettas pularão para outros corpos d’água em busca de melhor qualidade de água.
Quais peixes são encontrados com Bettas na natureza?
Outros peixes comumente encontrados em arrozais tailandeses com peixes betta incluem espécies de camarão, rasboras, botias, peixes-zebra, peixes do paraíso, farpas, cabeças de cobra, tilápia do Nilo, carpas, bagres, enguias e gouramis. Todos os peixes tropicais de água doce que compartilham águas com os bettas são resistentes, com a capacidade de viver em águas rasas e com baixo teor de oxigênio.
Outras criaturas que vivem nas mesmas águas que os bettas incluem cobras, sanguessugas, sapos, ratos, tartarugas e aves aquáticas, incluindo patos, garças e trilhos.
Como são os Bettas na natureza?
Aparência
Os peixes Betta são peixes de hobby populares devido às suas cores vibrantes e brilhantes e nadadeiras longas e fluidas. No entanto, o mesmo não se aplica aos peixes betta na natureza. Na natureza, os peixes betta têm barbatanas mais curtas e são de uma cor verde-acinzentada opaca. Os peixes betta hobby passaram por um processo de criação seletivo que criou uma variedade de cores vibrantes e tipos de barbatanas nas espécies betta.
Lutadores natos
Embora os peixes betta compartilhem águas com outras espécies, os bettas selvagens vivem uma vida solitária. Como você deve imaginar, o betta não recebeu o nome de “peixe lutador siamês” do nada. Os peixes Betta são peixes agressivos, especialmente os machos; entretanto, as lutas de bettas selvagens são mais curtas e menos comuns como nos bettas domésticos, devido ao fato dos bettas domésticos estarem em um espaço muito mais confinado do que os bettas selvagens.
Como os Bettas se reproduzem na natureza?
Primeiro, o betta macho criará um ninho de bolhas usando seu órgão labirinto. Quando o ninho de bolhas está preparado, o macho procura uma fêmea, tornando suas nadadeiras maiores e mais brilhantes. Quando estão prontos para acasalar, eles iniciam uma dança de acasalamento, onde o macho persegue a fêmea betta, às vezes cortando suas nadadeiras. Quando a dança terminar, o betta macho se enrolará na fêmea, onde espremerá os ovos da fêmea. O betta macho recupera cada ovo posto pela fêmea e depois os cospe no ninho de bolhas, revestido de muco.
O processo pode levar várias horas. Quando a fêmea termina de botar os ovos, ela vai embora. Os bettas machos são particularmente territoriais em relação aos seus ninhos de bolhas, patrulhando-os fortemente para garantir que nenhum outro peixe, incluindo bettas fêmeas, venha comer os ovos.
O que os Bettas comem na natureza?
Os peixes Betta têm muito acesso a alimentos em seu habitat natural. Os peixes Betta são onívoros, comendo matéria vegetal, larvas de insetos e vermes sanguíneos. Na Ásia, há uma abundância de insetos ao redor das fontes de água. Esses insetos usam a superfície da água para botar ovos, dando aos peixes betta muitos alimentos fibrosos de fácil acesso.
Quais são os predadores naturais do peixe Betta?
Os predadores naturais do betta incluem cobras, sapos, peixes maiores e tartarugas.
Outras grandes ameaças aos peixes Betta
Os peixes Betta correm muito mais perigo como resultado de distúrbios humanos. Algumas atividades que afetam a saúde dos bettas e outras espécies incluem desperdício de água, efluentes industriais, militares, florestais e agrícolas e trabalho humano. Estes estão a causar declínios lentos, mas significativos, na população de bettas selvagens. Como resultado desses distúrbios, os bettas selvagens estão vulneráveis à extinção desde 2011, de acordo com a Lista Vermelha da ICUN.
Quanto tempo vivem os peixes Betta?
Na natureza, os peixes betta vivem até 2 anos. A expectativa de vida do betta selvagem é menor do que a dos bettas em cativeiro (2 a 5 anos) por alguns motivos:
Primeiro, os bettas selvagens precisam procurar sua própria comida. Às vezes, pode ser difícil encontrar comida, devido ao fato de estarem competindo com outros peixes por ela.
Em segundo lugar, os peixes betta que vivem na natureza também enfrentam constantemente outros peixes ou espécies betta que lhes causam sentimentos de agressão. Estar constantemente nervoso com invasores de território pode se tornar muito estressante para um betta lidar. Esse estresse diminui o sistema imunológico, tornando-os mais vulneráveis a doenças e enfermidades e, como resultado, pode encurtar sua expectativa de vida.
Finalmente, como mencionado anteriormente, os bettas selvagens e outras espécies vivem em águas poluídas, com as quais os peixes betta em cativeiro não precisam lidar, o que também encurta sua vida útil.
Como os peixes Betta sobrevivem na natureza?
Para sobreviver literalmente em habitats com baixos níveis de oxigênio, os peixes betta desenvolveram a capacidade de respirar o ar na superfície da água. Eles evoluíram para usar o chamado órgão labirinto que permite que os peixes betta absorvam oxigênio do ar, semelhante ao pulmão humano. O órgão do labirinto funciona junto com as guelras para que os peixes betta obtenham oxigênio suficiente para sobreviver.
Para sobreviver contra predadores e outros peixes betta que podem estar procurando por briga, os peixes betta se escondem entre a vegetação em seus habitats.
Diferenças entre peixes Betta selvagens e peixes Betta de hobby
A maior diferença entre peixes betta selvagens e bettas domesticados é a seguinte:
- Os peixes Betta são mais agressivos em cativeiro
- Peixes betta em cativeiro têm cores mais vibrantes e brilhantes, com nadadeiras maiores
- Os peixes Betta têm uma vida útil mais longa em aquários
Como replicar o habitat natural do Betta em casa
- Use um aquecedor de água, a menos que a temperatura ambiente não seja inferior a 75 graus Fahrenheit durante todo o ano. A água fria retarda o sistema imunológico do betta, fazendo com que eles fiquem letárgicos e corram o risco de morte.
- Use um filtro de baixo fluxo.
- Use plantas reais. Eu sempre recomendo usar plantas reais em vez de plantas artificiais porque elas fornecem nutrientes benéficos aos peixes de aquário, melhoram a qualidade geral da água e evitam cortes e arranhões causados por bordas sintéticas afiadas.
- Tenha cuidado com os peixes que você coloca no seu aquário de betta. Assim como os bettas selvagens, os bettas domésticos são peixes territoriais e não se dão bem com peixes com tendência a beliscar. Nunca combine dois bettas machos ou qualquer peixe de cor brilhante com um peixe betta.
- Fique de olho nas novas adições ao seu tanque betta porque você não pode prever a reação do seu betta a um companheiro de tanque desconhecido.
- Forneça alimentos fibrosos (vermes, larvas de insetos, artémia).
- Use uma pedra de ar. Embora os peixes betta tenham o órgão labirinto que lhes permite absorver o oxigênio do ar, eles se desenvolvem muito melhor em água bem oxigenada.
- Use um aquário com mais de 5 galões. Um equívoco comum é que os bettas podem ser mantidos em pequenas tigelas, vasos de flores ou outros recipientes pequenos; no entanto, 1 peixe betta precisa de pelo menos 5 galões de espaço para vagar sem estresse.
Cuide do seu peixe Betta da melhor maneira possível
Os peixes Betta não são muito difíceis de cuidar, você só precisa saber como fazê-lo corretamente. Compreender as origens do betta é um ótimo lugar para começar. Para obter mais detalhes sobre os cuidados com os peixes betta, consulte nosso guia detalhado sobre cuidados com os peixes betta sobre tudo o que você precisa saber sobre os peixes betta.