Escolhendo plantas de aquário
Plantas reais versus plantas falsas. É um dos maiores debates no hobby de aquarismo. Quer saber o que pensamos sobre o assunto? Nosso guia de plantas de aquário detalhará os prós e os contras de ambas as opções, além de fornecer algumas recomendações de plantas adequadas para o seu aquário.
Índice
Alternar
Plantas Reais Vs Plantas Falsas: ManutençãoJava Moss
Dwarf Baby Tears
Anubias
Duckweed
Reais Vs Falsas Plantas de Aquário: Custo
Prós e Contras de Plantas Reais
Prós e Contras de Plantas ArtificiaisEntão, Qual é o Nosso Veredicto Final?
Plantas reais versus plantas falsas: manutenção
Algumas pessoas argumentariam que as plantas de aquário artificiais não requerem manutenção, mantendo sua cor verde brilhante (ou rosa, azul, etc.). Eles não precisam de fertilizantes, suplementação de dióxido de carbono, poda, etc.
No entanto, observe que, sob certas circunstâncias, você pode precisar molhar as mãos com mais frequência ao optar por plantas artificiais. Isso ocorre porque as plantas artificiais não absorvem os nutrientes da água. Quando não há nada para absorver nutrientes na água, algas marrons desagradáveis começam a cobrir as folhas, o vidro e praticamente tudo que recebe luz.
Plantas reais, como mencionado antes, podem exigir um pouco mais de esforço para prosperar, mas existem algumas plantas de baixa manutenção que requerem apenas cocô de peixe e luzes regulares do tanque para florescer. Aqui estão algumas das plantas iniciantes de baixa manutenção mais comuns que você pode querer experimentar:
Musgo de Java
Java Moss é uma das plantas mais comuns nos aquários domésticos. Basicamente, sobrevive a aquários com o pior tipo de iluminação e crescerá como uma erva daninha em condições ideais. Se você tem alevinos ou camarões em seu aquário, você vai querer um desses.
Lágrimas de bebê anão
Dwarf Baby Tears são consideradas plantas de carpete, o que significa que se você colocá-las em seu substrato, elas crescerão como grama e se espalharão como um tapete. Como bônus, eles formam lindas bolhas minúsculas em suas folhas quando produzem oxigênio.
Hemianthus Callitrichoides HC Cuba Planta de aquário com carpete em primeiro plano – Glass Aqua
US$ 8,99
AKA Dwarf Baby Tears
Moderado a Difícil
Comprar agora
Ganhamos uma comissão se você fizer uma compra, sem nenhum custo adicional para você.
Anúbias
Assim como Java Moss, Anubias Nana é quase impossível de matar. Anubias Nana tem caules curvos e folhas semi-redondas e fica bem em tanques com muitas estruturas de pedra.
Anubias Barteri Nana Live Easy Planta de aquário aquático para iniciantes – Glass Aqua
US$ 8,99
Fácil
Comprar agora
Ganhamos uma comissão se você fizer uma compra, sem nenhum custo adicional para você.
Lentilha-d’água
A lentilha-d’água é bastante comum em lagos, mas está rapidamente se tornando popular também em aquários. A lentilha-d’água não é particularmente bonita de se ver, mas se multiplica rapidamente e absorve muitos resíduos na água. Se você tem muitos peixes em seu aquário e está procurando algo para absorver seus resíduos, não há como errar com a lentilha-d’água.
Se você decidir manter qualquer uma das plantas iniciantes listadas acima, você pode acabar fazendo menos tarefas de manutenção do que ter plantas artificiais. No entanto, se você optar por plantas de alta manutenção (geralmente aquelas com folhas roxas ou vermelhas), terá que ficar de olho nos níveis de dióxido de carbono, bem como dosar fertilizantes e apará-los regularmente.
Veredicto: a baixa manutenção vence em termos de facilidade e cuidado, com as plantas artificiais vindo em segundo lugar.
Plantas de aquário reais versus falsas: custo
As plantas artificiais provavelmente serão mais caras do que as plantas reais, simplesmente porque as plantas artificiais são fabricadas usando máquinas complexas, enquanto as plantas reais só precisam de luz solar e água suja.
No entanto, se você optar por cuidar de plantas com folhas violetas ou vermelhas, precisará de uma iluminação mais forte (alto custo inicial, mas baixo custo de manutenção para LEDs, alto custo de manutenção, mas custo inicial relativamente baixo para T5 e iluminação de iodetos metálicos), suplementos para plantas e fertilizantes e possivelmente até mesmo um recipiente de dióxido de carbono.
Isso coloca as fábricas reais na liderança quando se trata de custo. Se, no entanto, você está planejando apenas adicionar algumas plantas de baixa manutenção, então você realmente só precisa de cocô de peixe e luzes regulares do tanque, o que coloca as plantas artificiais na liderança.
Veredicto: Plantas de baixa manutenção vencem em termos de custo-benefício, com plantas artificiais vindo em segundo lugar.
Prós e contras de plantas reais
PrósCons
- Faz com que o aquário pareça mais natural
- Fornece oxigênio para peixes e invertebrados
- Atua como filtros naturais
- Fornece alimento natural para peixes e camarões
- Cresce e se multiplica
- Fornece abrigo para pequenos peixes e camarões
- Pode ser feio quando não aparado corretamente
- Produz dióxido de carbono quando as luzes estão apagadas (ruim se você não tiver arejadores ou filtros)
- Pode trazer doenças e parasitas quando obtido de um aquário infestado
- Não tolera certos medicamentos como azul de metileno.
- Polui a água quando folhas e caules morrem e ficam dentro do tanque
Prós e contras das plantas artificiais
PrósCons
- Vem em uma variedade de cores
- Não precisa de equipamento ou substrato especial
- Você pode ter certeza de que nenhum parasita e outras criaturas indesejadas estão pedindo carona
- Não há necessidade de remover ao medicar todo o aquário (certos medicamentos pode manchar essas plantas)
- Pode ferir os peixes se a textura for muito áspera
- Plantas mais realistas são caras
- Serão necessários outros métodos para fixá-las, já que não produzirão raízes
Então, qual é o nosso veredicto final?
Como você pode ver, realmente não há um vencedor claro porque, no final das contas, o melhor tipo de planta para o seu aquário é realmente aquele que tem requisitos de cuidados, custo, prós e contras que funcionam melhor para seu cronograma de manutenção e estética preferência.
Se você adora a aparência natural, opte por plantas reais. Se você adora a aparência natural, mas odeia a poda e a dosagem complicada, opte por plantas reais de baixa manutenção. Se você realmente não se importa em ser realista e não se importa em raspar algas do seu aquário de vez em quando, escolha plantas de plástico.