Guia de cuidados com guppies (dieta, reprodução e condições do tanque)

O guia de cuidados com guppies mais abrangente na Internet

Guppies são uma das espécies de peixes mais comuns encontradas em tanques domésticos de água doce. São peixes resistentes que se adaptam bem à maioria dos ambientes. O habitat natural dos guppies pode ser encontrado no Nordeste e na América do Sul.

É nativo de muitas ilhas, incluindo Barbados, Trinidad e Tobago e Ilhas Virgens, bem como Brasil e Venezuela. Eles são altamente adaptáveis ​​e foram introduzidos em várias regiões do mundo, geralmente com efeitos nocivos para as populações naturais de peixes.

Guppies variam em tamanho, com os machos normalmente sendo menores, com 1,5-3,5 cm de comprimento. Os guppies fêmeas variam em tamanho de 3 a 6 cm de comprimento.

Os machos podem ter manchas ou listras de cores vivas, bem como outras marcas, como resultado da reprodução seletiva, enquanto as fêmeas são geralmente de cor cinza. Os filhotes de guppies são chamados de alevinos e nascem vivos e são autossuficientes imediatamente.

Lindo Guppy Macho

Os guppies amadurecem dentro de 10 a 20 semanas e podem viver até 2 anos. Nesse período, as fêmeas podem ter muitas ninhadas de alevinos.

A expectativa de vida na natureza difere daquela de um aquário vivo, mas dependendo da dinâmica do aquário, os guppies podem viver um pouco mais do que na natureza.

Com um aquário bem planejado, com muitas pedras e vegetação, os guppies podem ser uma ótima adição.

No entanto, tenha cuidado com peixes predadores dentro do tanque e certifique-se de que os guppies tenham muitos esconderijos para eles e seus alevinos.

Guppies também são conhecidos pelo infanticídio, então certifique-se de que seus guppies estejam bem alimentados e não lotados, pois esses são motivos comuns para eles fazerem isso. Com o conhecimento e cuidado adequados, os guppies são um ótimo complemento para qualquer aquário.

Dieta dos Guppies

Guppies comem uma grande variedade de alimentos na natureza, incluindo algas e larvas de insetos aquáticos. Porém, em um aquário doméstico, você deseja alimentar seus guppies com uma combinação de alimentos.

Ao alimentá-los com um alimento em flocos de qualidade desenvolvido para peixes tropicais, você pode realçar a cor do seu guppy. Se isso não for importante para você, qualquer alimento em flocos de qualidade deve servir para eles.

O alimento em flocos que usamos consistentemente em todos os nossos aquários é o da Aqueon. Geralmente custa menos de US $ 5 no Chewy.com e é um dos flocos de melhor qualidade que já usamos.

Recomendamos que você obtenha a melhor comida possível para seus peixes. Você pode querer ficar longe de alimentos tipo pellet, pois eles podem ser grandes demais para a boca de um guppie.

Guppies podem ter uma grande variedade de alimentos e é recomendável incorporar outras opções além dos flocos para mantê-los saudáveis.

Alimentos liofilizados

Guppies comem uma variedade de alimentos liofilizados, você pode querer considerar incluir coisas como; artémia, vermes sanguíneos ou dáfnias. (Esses Tetra Bloodworms são incríveis e baratos!)

Esses alimentos darão ao seu guppy alguma variedade e se você estiver pensando em procriar, uma dieta variada irá impedi-lo de comer seus próprios filhotes. Você pode oferecê-los como alimento vivo em vez de liofilizados. Alimentos vivos são mais nutritivos, mas alimentos vivos apresentam risco de transferência de doenças para o seu aquário.

Vegetação

Não é algo em que você pensa normalmente, mas você também pode oferecer vegetais aos seus guppies. Eles comem coisas como alface, ervilha e pepino, o que fornecerá nutrientes e variedade aos seus peixes.

É importante não alimentar demais seus guppies também. Eles têm estômagos muito pequenos, portanto, ao alimentar-se em excesso, você pode potencialmente bloquear seus intestinos, causando-lhes sofrimento. Seu guppy deve ser alimentado apenas algumas vezes por dia e apenas em pequenas quantidades.

Além disso, observe a temperatura do tanque. Os guppies comem menos em temperaturas mais frias à medida que seu metabolismo fica mais lento. Monitore seus hábitos alimentares e forneça-lhes apenas o que podem comer em uma refeição, deixar a comida flutuando no tanque não apenas incentivará a alimentação excessiva, mas também apodrecerá e poluirá a água.

É uma boa ideia, portanto, remover quaisquer sobras quando a alimentação terminar. Uma boa programação geralmente consiste em flocos pela manhã e, em seguida, um alimento ou vegetal vivo ou liofilizado à noite.

Isso garantirá que seus guppies permaneçam saudáveis ​​e felizes e potencialmente prolongarão sua vida útil.

Condições preferidas do tanque para Guppies

Ao pensar em adquirir guppies sozinhos, há muito a considerar ao montar um aquário confortável para eles. O tamanho mais comum é um tanque de 10 galões. Não é muito grande e tem um bom tamanho inicial.

Se você tentar um tanque menor que 10 galões, será difícil mantê-lo limpo porque não será capaz de circular a água com eficiência suficiente. Você vai querer ter certeza de que seus guppies tenham muitos esconderijos, então certifique-se de decorar o aquário com muitas plantas e enfeites.

Mas tome cuidado com qualquer coisa com pontas afiadas, pois há a chance de danificar suas delicadas nadadeiras. Você também vai querer ter certeza de que há pelo menos 5 centímetros de cascalho no fundo do tanque.

Isso não só ficará bonito, mas também ajudará a filtrar a água. Mantenha a água em uma temperatura confortável, pois você corre o risco de matar seus guppies se a temperatura da água estiver muito quente ou muito fria. A temperatura ambiente é ideal.

Mesmo que os guppies sejam presas comuns para muitos peixes, há alguns que vivem harmoniosamente com eles no mesmo aquário. Ao construir um aquário misto que inclua guppies, ou se você quiser adicionar guppies ao seu aquário existente, você deve considerar quais peixes irão comê-los ou pelo menos morder suas longas nadadeiras.

Mesmo que eles não estejam sendo atacados por comida, sofrer bullying também é um fator estressante e com certeza afetará a saúde de seus guppies. Você pode considerar adicionar peixes semelhantes, como Platys ou Gouramis.

Eles são muito parecidos, pois também nascem vivos e são peixes tímidos que preferem viver em paz, criando um aquário calmo.

Há também a opção de incluir diferentes espécies no aquário, como camarões, eles também manterão o aquário varrido entre as limpezas, então são um ótimo complemento.

Ou experimente um morador de fundo, os guppies ficam no meio e no topo, então adicioná-los não apenas manterá seu aquário limpo como o camarão, mas também ficará fora do caminho de seus guppies, mantendo todo o aquário feliz.

Se você está procurando alguma emoção no tanque, você pode tentar incluir rasboras. Esses peixes são um pouco mais agressivos, mas se dão muito bem com seus guppies.

Ao projetar o aquário, é muito importante pensar sobre como você deseja que ele seja e que tipo de peixe deseja ocupá-lo. Tendo isso em mente, você pode criar um aquário interessante cheio de diferentes cores e espécies de peixes.

É especialmente importante pensar na composição do seu aquário se você estiver pensando em criar seus guppies também.

Criação de Guppies

Se você está pensando em criar guppies, há algumas coisas que você precisa saber para começar. Primeiro, você deve considerar se está criando como hobby ou com mais intenção.

A criação casual não envolverá tanto e permitirá que você vá devagar e se divirta.

No entanto, uma criação mais profissional exige planejamento e recursos cuidadosos.

Considere o ambiente em que você irá criá-los. Você deixará a natureza seguir seu curso em seu aquário doméstico normal como um criador casual, ou você montará um aquário de reprodução especial para controlar cuidadosamente a reprodução?

Se você for montar um aquário de reprodução, certifique-se de que ele seja bastante grande e tenha amplo espaço para reprodução. Deve ser semelhante ao aquário doméstico para não estressá-los, mas facilitar o acasalamento.

Você pode escolher cuidadosamente os guppies que criará por cor, tamanho ou qualquer outra característica que considere interessante ou importante. Você também precisará de alguns tanques para acomodar os casais reprodutores, bem como alguns tanques pequenos para os alevinos.

Ao equipar os tanques, há algumas coisas importantes que você deve ter. Ter uma armadilha de reprodução é um acessório importante. Esta é uma pequena armadilha que fica pendurada no tanque de reprodução.

Possui dois compartimentos separados por uma parede fendida, assim quando a fêmea estiver pronta para dar à luz, os alevinos poderão nadar com segurança até o outro compartimento, evitando que a fêmea os coma, a última coisa que você quer na hora de procriar é para o fêmea para comer a batata frita.

Certifique-se também de que a iluminação e a temperatura correspondam em todos os tanques, assim há menos estresse e mais chances de sucesso. Você também vai querer ter um sistema de filtragem realmente bom.

Mesmo que os guppies sejam bastante limpos, os alevinos são muito suscetíveis à poluição da água, portanto, para garantir que permaneçam saudáveis, é importante manter boas condições de água.

Você também deve garantir uma boa aeração. Uma boa bomba de ar é importante para movimentar a água e fazer com que o oxigênio flua.

Você também pode adicionar plantas vivas, elas não apenas ajudarão a oxigenar, mas também fornecerão uma fonte de alimento e um esconderijo para os alevinos.

Como garantir o sucesso com a criação de guppies

Guppy frito com 1 semana

Quando chegar a hora da criação, existem algumas etapas para garantir o sucesso. O primeiro passo é escolher quais guppies criar.

Você pode escolher qualquer adulto com as características que deseja criar, como cor, forma ou tamanho.

Se você estiver criando no aquário principal, é uma boa ideia garantir que eles estejam confortáveis ​​e bem alimentados. Guppies não são tímidos e você não deverá ter problemas para procriar dessa maneira.

No entanto, se quiser ter mais controle, você pode levar as coisas para um aquário de reprodução. Assim que a fêmea conceber você notará uma pequena mancha logo acima de sua nadadeira, chamada mancha gravídica, que ficará um pouco mais escura, é onde ficam os ovos. Então você espera.

A gestação leva cerca de 30 dias e você notará que seu guppy ficará um pouco maior e mais quadrado na região do estômago.

Perto do momento da entrega, você vai querer mover seus peixes para uma armadilha de reprodução para garantir que os alevinos permaneçam seguros.

Eles serão totalmente independentes e você poderá movê-los para seu próprio tanque ou área imediatamente. Assim que os alevinos nascerem, você deseja fornecer a eles muitos lugares para se esconder e muita folhagem.

Plantas vivas são as melhores. Com a tampa adequada eles podem ser introduzidos imediatamente no tanque principal, ou você pode mantê-los em um tanque menor até que fiquem um pouco maiores.

Seus guppies estarão prontos para procriar novamente logo depois, por isso é recomendado mover os alevinos para preparar o aquário de reprodução para a próxima rodada.

Ao cuidar dos alevinos, você terá que monitorar de perto as condições do aquário, pois eles são muito sensíveis a mudanças, então, para dar-lhes a melhor chance de sobrevivência, você terá que ter certeza de que as condições estão corretas.

Uma temperatura estável entre 24-26,5°C  é ideal.

Ao alimentar os alevinos, é importante considerar seu tamanho, eles são muito pequenos para pellets ou flocos convencionais de guppy, então você pode dar a eles um alimento especial para fritar projetado para suas bocas pequenas ou você pode esmagar os flocos e pellets normais para torná-lo mais gerenciável para eles.

Você também deve pensar em suplementar com artémia ou minhocas para garantir que eles estejam recebendo todos os nutrientes de que precisam e ter uma chance melhor de se tornarem adultos.

Certifique-se também de que seu aquário esteja saudável, os alevinos são sensíveis e é improvável que sobrevivam a qualquer tipo de doença. Se você leva a criação a sério, pode ser uma boa ideia manter os alevinos em um aquário separado até que fiquem mais velhos e tenham desenvolvido melhor seu sistema imunológico.

Finalmente, observe atentamente o crescimento dos seus alevinos. Você pode dizer pelo crescimento deles se eles estão recebendo os nutrientes de que precisam e se estão se tornando guppies adultos saudáveis.

Se eles forem muito pequenos ou crescerem muito rápido, você saberá como alterar sua dieta para garantir que permaneçam saudáveis, cresçam fortes e se tornem uma adição interessante a qualquer aquário.

Depois de atingirem a idade de 6 a 8 semanas, eles não deverão ter problemas para serem introduzidos no tanque principal com o resto da população.

Em cerca de 20 semanas, eles estarão prontos para sua própria reprodução.

Similar Posts