Guia de cuidados com peixes de farpas de tigre (dieta, configuração de tanque e criação)

Se ritmo rápido, divertido e colorido é o que você está procurando pois em um peixe de água doce, não procure além do Tiger Barb. As listras pretas que envolvem a largura deste peixe dourado/prateado tornam-no instantaneamente reconhecível.

Os peixes mais saudáveis ​​terão cores de base brilhantes e vivas, bem como um toque de vermelho na ponta da cauda, ​​nadadeiras e nariz.

O Tiger Barb é relativamente fácil de cuidar e crescerá até um máximo de 7 centímetros de tamanho quando atingir a idade adulta, tornando-o o tamanho perfeito para um aquário comunitário ou para um aquário específico de uma espécie.

No entanto, vale a pena ter em mente que Tiger Barbs é um peixe semi-agressivo que é famoso por beliscar as barbatanas de peixes mais lentos e dóceis. Por causa disso, eles nem sempre são recomendados para aquários comunitários, especialmente se você quiser manter menos de 5 ou 6.

Tiger Barbs são peixes de cardume e não serão capazes de prosperar em números inferiores a 5 ou 6. O beliscão também é enormemente reduzido se eles forem mantidos em cardumes maiores, então se você quiser adicioná-los a um aquário comunitário, certifique-se de que haja muitos deles lá.

Em termos de vida útil, um Tiger Barb saudável normalmente viverá de 5 a 10 anos. Manter suas Farpas de Tigre em ótimas condições não é difícil. Este guia contará tudo o que você precisa saber para ajudar seus Tiger Barbs a prosperar.

Índice
Alternar
Configuração e condições do tanque Tiger Barb

O que comem os Tiger Barb?

Criação de Farpas de TigreFapas de Tigre Companheiros de Tanque Adequados

Doenças Comuns de Farpas de Tigre?

Configuração e condições do tanque Tiger Barb

Devido ao seu pequeno tamanho, manter um cardume maior de Tiger Barbs não requer tanto espaço no tanque quanto você imagina. Com isso dito, Tiger Barbs são peixes incrivelmente ativos que adoram nadar freneticamente, portanto, é muito importante fornecer-lhes bastante espaço para manobrar à vontade. 30 galões é geralmente o que recomendamos (no mínimo).

Tiger Barbs adoram viver em aquários densamente plantados, com muitas pedras, troncos e enfeites para nadar. Aquários fortemente plantados não são uma necessidade, mas ajudarão a manter seus Tiger Barbs felizes, além de fornecerem bastante espaço para que eles se reproduzam com sucesso (mais sobre isso mais tarde).  

A temperatura ideal do tanque ficará entre 75 – 80 graus Fahrenheit (23 – 27 Celsius) com um nível de dureza da água de até 10 dGH e um pH entre 6 e 7.

O que comem as farpas de tigre?

A dieta de Tiger Barbs (e todas as outras espécies de Barb) é onívora por natureza. Eles comerão quase todos os alimentos que você oferecer, incluindo flocos de peixes tropicais.

Para uma escolha alimentar diária, recomendamos uma ração de peixe à base de vegetais, como Omega One Veggie Rounds. As farpas de tigre são peixes coloridos, por isso é importante oferecer-lhes um alimento que apoie suas cores e vibração geral. 

Para aumentar o consumo de proteínas e oferecer-lhes uma guloseima de vez em quando, Tiger Barbs aceitará alegremente uma alimentação ocasional de alimentos liofilizados e vivos, incluindo camarão de água salgada, Daphnia e Bloodworms.

amzn_assoc_placement = “adunit0”;
amzn_assoc_tracking_id = “fiskeeadv-20”;
amzn_assoc_ad_mode = “manual”;
amzn_assoc_ad_type = “inteligente”;
amzn_assoc_marketplace = “amazon”;
amzn_assoc_region = “EUA”;
amzn_assoc_title = “Minhas escolhas da Amazon”;
amzn_assoc_linkid = “05630bcf3c1f946b13cce5fd8c3f01d6”;
amzn_assoc_asins = “B0037LT5H8,B0043T75RK,B003WRG54I,B000BYLQRG”;
amzn_assoc_search_bar = “verdadeiro”;

Criando Farpas de Tigre

Se você estiver interessado em criar Tiger Barbs, há algumas coisas que você precisa levar em consideração antes de fazê-lo. Em primeiro lugar, Tiger Barbs comerá alegremente todos os seus ovos se tiver uma chance, então se você realmente quer ver uma sessão de reprodução até o fim, certifique-se de ter bastante matéria vegetal para os ovos se perderem ou um fundo de mármore para permitir que eles se esgueirem entre as rachaduras.

Para iniciar a reprodução basta separar os machos e as fêmeas e mantê-los em tanques separados por 3 a 5 dias. As fêmeas precisam ser alojadas em um grande tanque com fundo de mármore e aquecedor para manter a temperatura consistente em 80 graus (27 Celsius). Alimente as fêmeas com uma dieta rica em proteínas e faça uma troca de água de 30% todos os dias.

Assim que você avistar uma fêmea grávida, você pode reintroduzi-la no aquário principal de reprodução junto com os machos. As fêmeas grávidas terão uma barriga consideravelmente maior e mais redonda e uma barbatana dorsal mais escura (quase preta).

Tiger Barbs produzirá centenas de ovos e os machos seguirão de perto para fertilizar todos eles. Novamente, recomendamos construir um ambiente que facilite “esconder” os ovos dos adultos até que comecem a eclodir.

Os alevinos se desenvolverão em cerca de uma semana e começarão a nadar livremente em qualquer lugar até 5 dias após a eclosão. Em termos de dieta, recomendamos uma dieta totalmente líquida ou uma combinação de líquidos e artêmia amassada.

Tiger Farpas companheiros de tanque adequados

Para repetir o que mencionamos anteriormente, Tiger Barbs nem sempre são a melhor escolha de peixe para um aquário comunitário. No entanto, sendo peixes de cardume, se você os mantiver em cardumes de 6 ou mais (quanto mais, melhor), eles geralmente ficarão isolados e passarão os dias perseguindo uns aos outros ao redor do tanque, em vez de aterrorizar seus vizinhos.

Não recomendamos manter Tiger Barbs com outros peixes que tenham barbatanas longas e fluidas, como o Peixe Betta. Simplesmente não vale a pena!

Companheiros de aquário adequados que recomendamos incluem quaisquer outros peixes de ritmo acelerado ou peixes de cardume, como Tetras, Danios e Platys. A maioria das espécies de bagres também convivem bem com farpas de tigre.

Você pode tentar manter Tiger Barbs com qualquer peixe se puder mantê-los em um cardume maior (eles são apenas semi-agressivos), mas você fará isso por sua própria conta e risco.

Doenças comuns da farpa do tigre?

Não existem doenças específicas que afetem apenas as farpas de tigre, mas elas podem ser mais suscetíveis às doenças mais comuns, como ich e boca de algodão.

Tal como acontece com qualquer outro peixe, o melhor conselho que podemos dar é garantir que a condição da água esteja o mais próxima possível da perfeição e que você não deverá ter muitos problemas. Uma boa filtragem é sempre um bom ponto de partida.

Similar Posts