Hidropisia em peixes: causas, sintomas e tratamento

A hidropisia é uma condição comum entre peixes de aquário e é normalmente identificada como um sintoma e não como a doença real. Um peixe que apresenta sinais de hidropisia pode estar sofrendo de problemas subjacentes que precisam ser abordados separadamente para resolver o problema. Para os entusiastas de peixes, aqui está o que você deve saber sobre hidropisia.

Índice
Alternar
Sinais e sintomas de hidropisia

Sinais de alerta precoce de hidropisia

Tipos de peixes afetados

O que causa hidropisia em peixes?Temperatura

Má qualidade da água

Nutrição adequada

Como tratar hidropisia em peixesMedicamentos antibacterianos

Coloque seus peixes em quarentena

Tratamento com sal

Alimente seus peixes Pesque uma dieta saudável

Sinais e sintomas de hidropisia

O sintoma definidor da hidropisia é o inchaço. O próprio termo foi originalmente usado para descrever o inchaço causado pelo acúmulo de fluidos, principalmente ao longo dos tecidos e cavidades corporais. O inchaço está localizado principalmente na barriga, mas nem sempre é o caso.

Em alguns casos, outros sintomas tornam-se óbvios, como o aparecimento de uma pinha onde as escamas se destacam, o ânus fica inchado, os olhos ficam salientes, as guelras ficam pálidas e as fezes ficam pegajosas.

Você também notará algumas mudanças comportamentais, como letargia dos peixes (se escondendo ou permanecendo no fundo do tanque a maior parte do tempo), permanecendo perto da superfície e aparente falta de apetite.

Observe que esses sintomas são progressivos. Isso significa que, à medida que a doença avança, você verá cada vez mais os sintomas acima, começando com o aparecimento de anemia e a perda de cor das brânquias. A partir daí, o abdômen começa a inchar e o trato digestivo é afetado, impedindo que o peixe faça uma digestão ou excreção adequada.

Sinais de alerta precoce de hidropisia

Zebra Danio com Hidropisia Grave

Como todos os problemas de saúde, a hidropisia é melhor tratada antes que os sintomas físicos comecem a se tornar aparentes. Durante esse período, você não tem outro sinal a não ser mudanças comportamentais que podem ser facilmente notadas se você for observador quando se trata de seus peixes.

O ideal é que o tratamento seja iniciado no segundo dia em que você notar algum problema nos hábitos alimentares dos peixes.

Normalmente, um peixe que sofre de hidropisia para de comer completamente, muitas vezes se escondendo em apenas uma parte do aquário e evitando seus pares. Essa falta de apetite geralmente se estende por dois a três dias antes que a barriga comece a inchar.

Tipos de peixes afetados

A hidropisia não se limita a raças específicas de peixes. Você descobrirá que qualquer tipo mantido no aquário pode desenvolver esta infecção específica, embora os peixes dourados pareçam ser os geralmente afetados pelo problema. Observe, porém, que peixes com sistema imunológico baixo têm maior probabilidade de sofrer dessa condição.

Se seus peixes de estimação também estão constantemente estressados, a hidropisia pode se tornar aparente em mais de um deles no aquário. Como proprietário, é seu dever observar os habitantes do aquário e certificar-se de que não existem fatores ambientais que possam desencadear o problema.

O que causa hidropisia em peixes?

Existem várias causas possíveis para hidropisia, mas o problema subjacente decorre de bactérias negativas que levam à infecção. A infecção atinge os peixes com um sistema imunológico fraco, o estado enfraquecido geralmente causado pelos seguintes problemas:

Temperatura

O aquário deve ser mantido entre 78 e 80 graus Fahrenheit – a temperatura perfeita para promover a digestão em peixes de aquário.

Observe que o número é variável, dependendo do tipo de raça que você possui. Idealmente, você deve pesquisar as preferências exatas de temperatura para seus peixes e definir seu aquário para essa configuração. Dessa forma, você terá 100% de certeza de que o ambiente é do agrado do seu animal de estimação.

Má qualidade da água

Má qualidade da água significa bactérias flutuando na água, comprometendo assim o sistema imunológico e aumentando as chances de hidropisia. Felizmente, você pode facilmente manter a qualidade da água por meio de uma higiene adequada.

Isso inclui a limpeza rotineira do filtro de água, o uso de agentes de limpeza de aquário adequados e, em geral, a garantia de que seu aquário mantenha um ambiente equilibrado para a saúde adequada dos peixes. Um passo importante para cuidar da água dos seus peixes é usar um condicionador de água em qualquer água que você colocar no tanque. Sempre recomendamos o condicionador de água API Stress Coat ou o Seachem Prime Conditioner, que funciona tanto em água doce quanto em água salgada.

Nutrição Adequada

Claro, não se esqueça da possibilidade de nutrição inadequada, que geralmente decorre da alimentação de seus peixes com alimentos de baixa qualidade. Certifique-se de dar a eles marcas aprovadas com algumas porções frescas para melhorar a saúde.

Dependendo da espécie de peixe em seu aquário, um bom alimento em flocos para peixes tropicais deve ser a base de sua dieta. O que usamos e recomendamos é o TetraMin Tropical Flakes.

Um bom alimento fresco seria uma ervilha sem casca, fornecida pelo menos duas vezes ao dia.

Uma ervilha sem casca tem a consistência e a nutrição certas para manter seus peixes saudáveis, especialmente quando sofrem de hidropisia. Observe que a rotina da sua alimentação também entra em jogo. Idealmente, os peixes devem ser pescados com moderação e não mais do que duas vezes por dia.

Outros fatores que contribuem para a hidropisia incluem intimidação de outros peixes, causando estresse e qualquer lesão física que os peixes possam ter. Um peixe recém-transferido também pode apresentar sintomas devido ao estresse de ser transferido para um aquário diferente.

Como tratar hidropisia em peixes

A hidropisia não é algo que você possa curar instantaneamente, tendo em mente que existem vários motivos possíveis para isso. No entanto, os entusiastas dos peixes podem tentar resolver o problema e, eventualmente, curar a doença.

Não é incomum que um peixe se recupere da hidropisia, mas isso requer cuidado e atenção por parte do proprietário. Dito isto, a seguir estão as etapas para cuidar de um peixe infectado com hidropisia.

Medicamentos Antibacterianos

A maneira mais rápida e fácil de tratar a hidropisia em peixes é adicionar um remédio antibacteriano ao seu aquário. Aquela que tem nos servido bem de forma consistente é a API Melafix. É um dos nossos segredos que adoramos partilhar com novos criadores de peixes. Mantenha uma garrafa no armário porque você nunca sabe quando vai precisar dela.

Chewy.com possui um recurso de salvamento automático que permite que você se inscreva e economize dinheiro em cada entrega. Vale a pena conferir para ter sempre um Melafix em mãos. É realmente o melhor tratamento que cura tudo. (P.S Atualmente, você pode obter 30% de desconto em seu primeiro pedido de salvamento automático)

A maioria das doenças comuns pode ser curada com uma boa dieta, um remédio antibacteriano e condições adequadas de água. Esperamos que este guia tenha lhe dado o conhecimento e a inspiração necessários para curar a hidropisia em peixes, bem como evitar que ela ocorra novamente no futuro.

Coloque seus peixes em quarentena

O primeiro passo no tratamento da hidropisia é através da quarentena. Embora a condição nem sempre seja contagiosa, a quarentena dos peixes infectados é uma excelente precaução para garantir que nenhum dos outros será infectado.

Tratamento com Sal

Depois de isolar os peixes afetados, é hora de adicionar um pouco de sal ao aquário dos peixes infectados. A regra é que você deve adicionar 1 colher de chá de sal para cada galão de água. Troque a água regularmente, ainda seguindo a recomendação de 1 colher de chá para cada 1 galão adicionado ao recipiente.

O melhor sal para aquários domésticos é o API Aquarium Salt (o que encomendamos é bem barato na Amazon). É sempre útil ter alguns à mão quando você estiver lidando com peixes doentes (o que infelizmente ocorre com muito mais frequência do que você pensa).

Alimente seus peixes com uma dieta saudável

Uma boa dieta (juntamente com condições de água perfeitas) é a melhor forma de prevenir e tratar doenças comuns. A comida que você dá aos seus peixes dependerá da espécie individual, mas como regra geral, a maior parte da dieta deve ser composta de alimentos em pellets ou flocos de qualidade, como os flocos TetraMin, com suplementação adicional de alimentos vivos, alimentos congelados , vegetais e/ou alimentos liofilizados como Tetra BloodWorms.

Similar Posts