O Guia de Cuidados do Gourami Anão (Trichogaster lalius)
O Gourami Anão (também conhecido como Trichogaster lalius) é um peixe de água doce originário do Sul da Ásia.
É uma espécie minúscula de Gourami normalmente encontrada em cursos de água, riachos, arrozais, canais de irrigação e outras terras agrícolas no Sul da Ásia, embora tenha sido criada e distribuída com sucesso em todo o mundo.
Gourami Anão Arco-Íris
Este peixe é uma raça muito popular, pois cada variedade vem em sua própria cor linda e iridescente.
Algumas de suas variedades são o Powder Blue Dwarf Gourami, que é de cor azul brilhante, o Flame Dwarf Gourami, que é de cor vermelha, e o Rainbow Dwarf Gourami, que tem listras de azul brilhante e vermelho escuro.
Suas listras metálicas coloridas, tamanho pequeno e comportamento geralmente pacífico fazem dele um dos melhores peixes comunitários, mesmo em tanques de até 45 litros (10 galões).
Porque o Gourami Anão gosta de residir em águas lentas e com muita vegetação. No aquário, você deve tentar replicar isso para que seu pequeno Gourami seja um campista feliz com muitos esconderijos, já que o peixe também é muito tímido.
Com condições ideais no aquário, você pode esperar que o Gourami Anão viva até mais de 4 anos.
Os Gouramis Anões também fazem parte de um grupo de peixes conhecido como Peixe Labirinto, o que significa que respiram ar. Muitas vezes você verá esses peixes subirem à superfície da água para respirar fundo.
Gourami Anão em Pó Azul
O Gourami Anão pode crescer até 3,5 polegadas na natureza. No entanto, em cativeiro, eles geralmente crescem apenas 5 centímetros.
Os gouramis anões machos são mais coloridos, com listras verticais alternadas em azul turquesa iridescente e vermelho-alaranjado, enquanto as fêmeas assumem um azul alternado mais sutil saturado por um cinza metálico áspero, com listras verticais amarelas claras.
Informações sobre cuidados com o gourami anão
Gourami Anão Vermelho Flamejante
Dwarf Gouramis devem ser colocados em aquários de no mínimo 10 galões.
Caso contrário, colocar Dwarf Gouramis em tanques menores que 10 galões fará com que os resíduos de peixes se acumulem mais rápido do que a filtração biológica pode permitir, possivelmente causando um pico fatal de amônia.
Dito isto, trocas regulares de água de 10-20% todas as semanas devem manter a água limpa o suficiente para que os Gouramis Anões prosperem.
As condições ideais de temperatura estão entre 72 – 82°F (22 – 27°C). Os Gouramis anões gostam de ter muitas plantas enraizadas para explorar e brincar, bem como plantas flutuantes que controlam a iluminação intensa e os ajudam a criar ninhos de bolhas quando decidem procriar.
Eles podem compartilhar bem seus tanques com peixes pacíficos. No entanto, seu comportamento pacífico os torna um mau candidato para peixes maiores e agressivos como os ciclídeos.
O Gourami é um peixe bastante resistente, tolerando água macia e dura (DENTRO DA RAZÃO) com um PH entre 6,5 – 7.
Como Criar Gouramis Anões
Como mencionado antes, os Dwarf Gouramis precisam de plantas para que possam criar ninhos de bolhas. Ao tentar fazer com que os Gouramis Anões desovam, você vai querer reduzir o nível da água para 6-8 polegadas e aumentar a temperatura para 82°F-86°F.
Isso simula a estação seca na natureza, quando os gouramis anões se reproduzem naturalmente. Em seguida, você vai querer dar aos seus gouramis anões muita comida viva para lhes dar força e resistência para procriar.
Um ninho de bolhas de Gourami Anão
Quando o ninho de bolhas estiver finalmente pronto, o macho cortejará a fêmea do gourami anão e eventualmente chegará ao ponto em que abraça a fêmea para ajudá-la a liberar seus óvulos e então fertilizá-los.
O macho então coloca os ovos no ninho de bolhas, e o processo se repete até que todos os ovos estejam no ninho de bolhas.
Quando o macho terminar, ele cobrirá os ovos com mais bolhas. Neste ponto, remova a fêmea, pois o macho será muito agressivo protegendo e cuidando dos bebês.
Os ovos devem eclodir dentro de 12 a 24 horas, mas os alevinos permanecerão dentro do ninho de bolhas por mais 3 dias, após os quais você também poderá remover o macho do aquário.
Você vai querer alimentar os bebês com pequenos pedaços de comida, como rotíferos, já que eles têm bocas pequenas. À medida que crescem, você pode dar-lhes alimentos maiores, como artêmia, e então, eventualmente, progredir para alimentos normais em flocos.
O que comem os gouramis anões?
Camarão Salmoura
Em termos de alimentação, os Gouramis Anões são onívoros, o que significa que podem comer alimentos carnudos e à base de algas.
Na natureza, os peixes se alimentam de algas e pequenos invertebrados.
No aquário, você vai querer fornecer a eles flocos de peixes tropicais de boa qualidade, bem como minhocas, artêmias e outros alimentos carnudos para fornecer nutrição suficiente.
Doenças comuns do gourami anão
Embora os peixes possam ter uma cor cativante, a maioria deles morre de uma doença chamada Doença do Gourami Anão uma infecção viral que infelizmente não tem cura conhecida.
A Doença do Gourami Anão, ou DGD, como a doença é mais popularmente conhecida, é uma doença pela qual apenas os gouramis anões podem ser infectados.
Os peixes são muito sensíveis e propensos a doenças se a qualidade da água se deteriorar. Tem sido uma grande preocupação para todos os amantes do peixe Dwarf Gourami.
Os sintomas comuns a serem observados incluem escurecimento ou clareamento das listras coloridas na nadadeira ou morte lenta das escamas.
Alguns até não notam nenhum sintoma. Mas o que é realmente intrigante é que quando o seu DG pega essa doença, outros peixes não são contaminados, mesmo que compartilhem o mesmo aquário.
Doença do Gourami Anão
Pesquisadores científicos dizem que, como raça, os Gouramis Anões são muito fortes e resistentes.
Enquanto alguns morrem, outros Gouramis no mesmo aquário sobrevivem. Basicamente nos diz que nem sempre é a doença do gourami anão que deve ser culpada.
Pessoas que desejam ter esse tipo de peixe devem ter muita disciplina no cuidado deles.
A raça requer um cronograma de manutenção rigoroso por causa desta doença mortal.
Cuidar desses peixes não deve ser uma tarefa leviana. Se a qualidade da água cair, eles estarão sujeitos à doença do gourami anão.
A prevenção, portanto, é o melhor tratamento para a doença. Como acontece com todas as outras raças de peixes, é essencial que você mantenha seu aquário e forneça comida suficiente para os peixes.