O guia definitivo de cuidados com o caranguejo violinista
Você é um aquarista procurando uma mudança na criação de peixes? O caranguejo violinista pode ser o que você procura. Resistentes e envolventes, essas criaturas de cinco centímetros exigem pouca manutenção e podem viver por três anos em cativeiro.
Os caranguejos violinistas recebem o nome das garras distintas dos machos. Os machos têm uma garra muito maior que a outra, segurada de forma semelhante a um violino.
Embora caranguejos violinistas não sejam difíceis de manter, você precisa saber alguns fatos importantes para mantê-los com sucesso.
Índice
Alternar
Configurando o habitatQue tipo de ambiente os caranguejos violinistas precisam?
Condições da água para caranguejos violinistas
Habitação de caranguejos violinistas
Substrato para caranguejos violinistas
Filtração
Plantas e decorações do tanque de violinistas
Manutenção do habitat do caranguejo violinista
Melhores companheiros de tanque de caranguejos violinistasBumblebee Goby ( Brachygobius xanthozonus)
Endler’s Livebearer (Poecilia wingei)
Leopard Guppy (Poecilia reticulata)
Fiddler Crab Tank Mates to Evite
Fiddler Crab Behavior
O que devo alimentar Meus caranguejos violinistas?Pelos de caranguejo comerciais
Alimentos congelados
Vegetais
Como posso saber se meu caranguejo violinista é saudável?
Criação de caranguejos violinistas
Os caranguejos violinistas são adequados para o seu aquário?
Configurando o Habitat
Considere as condições ambientais do habitat natural do caranguejo violinista ao criar a configuração do seu aquário.
De que tipo de ambiente os caranguejos violinistas precisam?
Esses caranguejos são encontrados entre lodaçais e águas salobras. Você vai querer imitar essas condições na configuração do aquário do seu caranguejo violinista da seguinte maneira.
Condições da água para caranguejos violinistas
Os caranguejos violinistas habitam águas salobras, um termo para água com maior teor de sal do que a água doce, mas menos do que a água do oceano.
Para criar água salobra, compre sal de aquário e um hidrômetro em uma loja de peixes tropicais. Você deve conseguir atingir a salinidade correta adicionando uma colher de sopa de sal de aquário para cada cinco galões de água.
Um hidrômetro é um instrumento barato que mede a salinidade da água, também conhecida como gravidade específica. A gravidade específica da água deve estar entre 1,005 e 1,01.
Nota importante: embora os caranguejos violinistas precisem de água, eles não são os melhores nadadores, então a profundidade da água só precisa ser de alguns centímetros. Outros parâmetros de água para o seu caranguejo violinista incluem o seguinte:
- A temperatura da água deve estar entre 75 e 85 graus Fahrenheit. Você pode atingir essa temperatura usando um aquecedor de aquário. Se necessário, você também pode fornecer ao tanque uma lâmpada de calor posicionada sobre o tanque.
- O pH da água deve estar entre 8,0 e 8,3.
- A dureza da água deve ser de 12 a 30 KH.
Alojamento do Caranguejo Violinista
Um aquário de 10 galões é um bom recinto para caranguejos violinistas e será grande o suficiente para abrigar até quatro caranguejos. Para mais de quatro caranguejos, aumente o tamanho do tanque em cinco galões para cada caranguejo adicional. Além disso, forneça ao tanque uma tampa segura para evitar que o caranguejo rasteje para fora do tanque.
Substrato para caranguejos violinistas
Embora os caranguejos violinistas sejam aquáticos, eles precisam de uma área seca para se enterrar. Por esse motivo, construa uma praia no aquário usando um substrato de aragonita ou areia.
Não use cascalho, pois será muito grosso para o seu caranguejo violinista.
O cascalho também não é fino o suficiente para permitir que os caranguejos violinistas procurem ou peçam emprestado. Se você usar aragonita, ela ajudará a manter os níveis de pH e fornecerá minerais para seu animal de estimação, para mantê-lo saudável.
Filtragem
Eu recomendo adicionar um filtro de aquário para ajudar a manter a qualidade da água. Ao selecionar um filtro, escolha um filtro interno em vez de um filtro externo. Sabe-se que os caranguejos violinistas usam filtros externos para sair dos aquários.
Se você usar um filtro, ainda precisará fazer uma troca de 20% da água a cada uma ou três semanas, dependendo do número de caranguejos que você tem no aquário. Se você tiver mais de um caranguejo em um aquário de 40 litros, faça uma troca semanal de água. Se você não usar um filtro, faça uma troca de 20% da água a cada poucos dias e adicione uma pedra de ar para manter a água arejada.
Plantas e decorações para tanques Fiddler
Depois de criar uma praia e uma área de água para o seu caranguejo violinista, complete-a adicionando plantas e decorações, como madeira flutuante e pequenas pedras. As plantas e decorações serão mais necessárias na área aquática, pois seu caranguejo violinista as usará para sair da água quando necessário.
Plantas pequenas podem ser adicionadas tanto na praia quanto na área de banho. Quando colocadas na área da praia, as plantas podem proporcionar sombra. Você pode usar plantas artificiais para essa finalidade.
Mantendo o habitat do caranguejo violinista
Uma parte importante do cuidado do caranguejo violinista é realizar trocas de água a cada poucos dias ou semanas, se você fornecer filtragem. Além disso, você precisa substituir qualquer água evaporada por água doce para manter a salinidade correta. Use um hidrômetro para verificar e ter certeza.
Os melhores companheiros de tanque do caranguejo violinista
Como os caranguejos violinistas vivem em águas salobras, seus companheiros de aquário precisam ser capazes de tolerar as mesmas condições. Com base nisso, a seguir estão os melhores companheiros de tanque para caranguejos violinistas:
Bumblebee Goby (Brachygobius xanthozonus)
Um peixe pacífico da Indonésia e da Tailândia, o goby abelha é um excelente companheiro de tanque para caranguejos violinistas. Eles são pequenos, atingindo apenas 2,5 centímetros de comprimento, têm os mesmos parâmetros de água dos caranguejos violinistas e não competem por comida com o caranguejo violinista. Os gobies abelhas comem tubifex e vermes sanguíneos, que você pode comprar vivos ou congelados.
Se você decidir ir com gobies abelhas, compre pelo menos seis deles, pois eles se sentem mais seguros quando são mantidos em grupo. É importante que você forneça a esses peixes muitos esconderijos, que podem ser na forma de pedras, troncos ou plantas.
Livebearer de Endler (Poecilia wingei)
Nativos da Venezuela, esses peixes pequenos e coloridos não requerem muito espaço e se dão bem com caranguejos violinistas. Os vivíparos de Endler podem tolerar uma variedade de parâmetros de água e ajudar a manter o tanque limpo enquanto limpam. Eles comem alimentos em flocos e são criadores prolíficos.
Guppy Leopardo (Poecilia reticulata)
Esta espécie colorida é originária da América do Sul e se dá bem com caranguejos violinistas. Os guppies leopardo são uma espécie resistente e podem viver em uma ampla variedade de parâmetros de água. A única desvantagem é que esses peixes de 2,5 cm podem ser confundidos como alimento pelo seu caranguejo violinista, por isso é importante mantê-lo bem alimentado.
Guppy Espadachim Duplo (Xiphophorus helleri)
Encontrados na América Central, esses peixes coloridos impressionantes são outra espécie que se dá bem com caranguejos violinistas, pois podem ser mantidos em uma ampla variedade de parâmetros de água. Esses peixes onívoros comem flocos, pellets e alimentos congelados. A única coisa a considerar é que eles crescem até quinze centímetros de comprimento e se reproduzem facilmente em cativeiro, então você precisa ter certeza de que seu aquário tem o tamanho apropriado.
Mollies (Poecilia Sp.)
Mollies pertencem à mesma família dos guppies e dos espadachins. Esses peixes são resistentes e se dão bem em água doce, salobra e até salgada. Eles crescem até cerca de sete centímetros e se dão bem com caranguejos violinistas. Encontrados desde o sul dos Estados Unidos até o sul do México, os Mollies são principalmente herbívoros, portanto devem ser alimentados com uma dieta comercial que contenha matéria vegetal. As dietas Mollie estão disponíveis em lojas de peixes tropicais.
Companheiros de tanque de caranguejo violinista a serem evitados
As espécies de peixes ou invertebrados que não seriam bons companheiros de tanque para caranguejos-violinistas são quaisquer espécies que exijam parâmetros de água diferentes daqueles dos caranguejos-violinistas. Evite também peixes carnívoros maiores ou espécies menores de movimento lento.
A seguir estão alguns companheiros de tanque de caranguejo violinista que você deve evitar:
- Baiacu
- Ciclídeos
- Gobies (exceto gobies abelha)
- Peixe tigre siamês
Comportamento do caranguejo violinista
Na natureza, os caranguejos violinistas ficam tão confortáveis debaixo d’água quanto em terra. Quando a maré sobe, eles passam o tempo debaixo d’água. Quando a maré baixa, eles se enterram na areia, onde está úmida. Eles podem fazer isso por causa de um aspecto interessante da anatomia do caranguejo violinista: eles são equipados com guelras e um pulmão primitivo.
Além de se enterrar na areia, os caranguejos violinistas explorarão os lodaçais em busca de comida. Como forma de comunicação, os caranguejos violinistas machos agitarão suas garras ampliadas para notificar outros caranguejos machos de sua presença.
Os caranguejos violinistas mudam a cada dois meses, onde trocam seu exoesqueleto para revelar um novo. Eles devem ser manuseados o mínimo possível, pois é estressante para eles.
O que devo alimentar meus caranguejos violinistas?
Os caranguejos violinistas são onívoros. Na natureza, eles vasculham a areia em busca de matéria orgânica, como algas, fungos e outros pequenos organismos. Eles devem ser alimentados uma vez ao dia e qualquer alimento restante deve ser retirado no dia seguinte. A seguir estão recomendações para uma dieta de caranguejo violinista:
Pellets de Caranguejo Comercial
Pelos de caranguejo podem ser comprados em lojas de peixes tropicais. Esses pellets irão afundar no fundo do tanque, permitindo que o caranguejo peneire o substrato em busca de alimento. Pellets de caranguejo podem constituir até 50% da dieta do seu caranguejo violinista.
Alimentos Congelados
Os alimentos congelados disponíveis para o seu caranguejo violinista incluem plâncton, artêmia e vermes sanguíneos, itens que seriam sua dieta natural. Alimentos congelados devem representar 20-30% da dieta do seu caranguejo.
Legumes
Os vegetais podem ser fornecidos como complemento de pellets e alimentos congelados para fornecer nutrientes extras. Bons vegetais para oferecer incluem alface e abobrinha cozida.
Como posso saber se meu caranguejo violinista está saudável?
Problemas de saúde são incomuns em caranguejos violinistas quando recebem cuidados adequados. Porém, quando a qualidade da água não é mantida, pode causar infecções bacterianas ou fúngicas, que podem causar danos à casca. Eventualmente, a infecção pode afetar o caranguejo internamente.
Se o seu caranguejo desenvolver uma infecção, você pode levá-lo ao veterinário. No entanto, poucos veterinários têm experiência no tratamento de caranguejos. Por esse motivo, a prevenção é sempre preferida. A água do aquário deve ser filtrada e uma troca de água de 20% deve ser feita a cada duas semanas para prevenir doenças do caranguejo violinista.
Além disso, os caranguejos violinistas mudam a cada dois meses. Durante esses períodos, eles podem parar de comer e ficar mais letárgicos. Quando completarem a muda, deverão retornar à atividade normal.
Criação de caranguejos violinistas
Por causa de seus elaborados hábitos de reprodução, é impossível criar caranguejos violinistas em cativeiro. Enquanto os caranguejos violinistas vivem em água salobra na natureza, eles se deslocam para o oceano para depositar seus ovos. Os ovos eclodem em larvas, que se tornam parte do plâncton flutuante do oceano aberto.
Quando a larva amadurece, ela irá para as águas costeiras e salobras, onde os caranguejos violinistas adultos vivem. A duplicação destas condições ainda não foi conseguida em cativeiro. Embora a reprodução não seja possível em cativeiro, você poderá observar comportamentos de acasalamento.
Os caranguejos violinistas machos cortejarão as fêmeas construindo ninhos de areia e agitando suas garras alargadas. Você pode até ter a sorte de fazer com que a fêmea ponha ovos, mas nenhum aquarista doméstico ainda conseguiu chocá-los. Recentemente, porém, os biólogos do Burgers’ Zoo conseguiram alcançar esse feito!
Os caranguejos violinistas são adequados para o seu aquário?
Os caranguejos violinistas são um bom complemento para o hobby do aquário, com seus requisitos fáceis de cuidar e natureza envolvente. O mais importante é acertar a qualidade da água. Se você acertar, todo o resto deverá se encaixar. Gostaríamos muito de ouvir seus comentários se você tiver caranguejos violinistas e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos aquaristas.