O que é a doença do algodão em peixes Betta?

Quando bem cuidados, os peixes betta são resistentes e prosperam em cativeiro; no entanto, eles podem contrair doenças quando não são tratados adequadamente. Uma dessas doenças é conhecida como doença do algodão. Esta doença é altamente contagiosa e matará seus peixes betta se não for tratada. É por isso que é importante saber reconhecer e tratar esta doença, bem como evitar que isso aconteça com o seu peixe betta. 

Índice
Alternar
O que é a doença do algodão em peixes Betta?

O que causa a doença do algodão em peixes Betta?1. Má qualidade da água

2. Peixe Estressado

3. Níveis baixos de oxigênio

4. Dieta inadequada

Quanto tempo os peixes Betta podem viver com a doença do algodão?

A doença do algodão é infecciosa para outros peixes?

Quais são os sintomas da doença do algodão?

Sinais de que seu Betta tem a doença do algodãoEsfregando o corpo

Perda de cor

Barbatanas Desfiadas

Ulceração

Crescimentos Brancos Fofos

Necrose das Brânquias

Muco

Infecção na Boca

Tratamento para seu Peixe Betta com Doença do Algodão1. Condicionador de Água

2. Temperatura da água

3. Antibióticos4. Aumente a salinidade

5. Troca parcial de água

Como prevenir a doença do algodãoEvite superlotação

Manutenção da água

Quarentena de recém-chegados

Companheiros de tanque compatíveis

Dieta variada

Seu Betta merece melhor!

O que é a doença do algodão em peixes Betta?

A doença do algodão do peixe Betta é causada por uma bactéria conhecida como flavobacterium columnare. Esta doença é mais frequentemente encontrada em peixes que pertencem à família dos anabantoides e é frequentemente observada em guppies. Na verdade, esta doença também é chamada de “doença do guppy”. Outros nomes conhecidos por esta doença incluem doença da sela columnaris e doença da boca do algodão. Como esta doença causa crescimentos semelhantes a algodão em peixes infectados, é frequentemente confundida com uma infecção fúngica; no entanto, infecções fúngicas são incomuns em bettas.

O que causa a doença do algodão em peixes Betta?

As causas da doença do algodão podem ser atribuídas ao cuidado inadequado do peixe betta, o que significa que esta doença é completamente evitável. A doença do algodão pode ser causada pelo seguinte:

1. Má qualidade da água

Flavobacterium columnare é freqüentemente encontrado em aquários com água de má qualidade. Quando há altos níveis de nitratos e amônia na água, pode promover o crescimento de flavobacterium columnare. Amônia e nitratos são inevitáveis ​​em ambientes aquáticos, pois são criados pela decomposição de resíduos de peixes, plantas ou alimentos não consumidos. Além disso, os níveis de amônia e nitrato aumentam mais rapidamente quando há mais peixes do que o tamanho do tanque pode suportar.

Pode ser enganoso pensar que a água é limpa só porque é clara. Mesmo a água limpa pode ter altos níveis de nitratos e amônia. 

 Certifique-se de comprar um teste de água em sua loja de aquários para que você possa testar regularmente os níveis de amônia e nitrato da água.

Tiras de teste para aquário DIP & GO. Kit de teste de amônia para aquário. Resultados com correção de cores, guiados por faixa e fáceis de ler. Teste de aquário. (Kit de teste de amônia)

US$ 11,99

Comprar agora

09/08/2024 19h50 GMT

2. Peixe Estressado

Como acontece com qualquer outro animal, os bettas se tornam mais suscetíveis a doenças quando estão estressados. O estresse diminuirá a imunidade do animal contra doenças, tornando-o mais suscetível a infecções por doenças ou parasitas. Inúmeras causas podem criar estresse, algumas das quais incluem:

·         Qualidade da água pouco saudável

·         Mudanças repentinas na qualidade da água, como mudanças de temperatura.

·         Sentindo-se ameaçado por outro peixe.

·         Falta de uma dieta adequada.

3. Baixos níveis de oxigênio

A água do aquário que não é adequadamente oxigenada pode se tornar um terreno fértil para espécies de bactérias nocivas, incluindo Flavobacterium columnare. Experimente adicionar uma pedra de ar ao aquário para aumentar os níveis de oxigênio da água.

Além disso, se você usar um aquário em vez de um aquário, não encha o aquário até o topo. A circunferência de muitos aquários (a distância ao redor do aquário) diminui em direção ao topo. Ao não encher completamente a tigela, você aumentará a área de superfície da água. Quanto maior a área de superfície, mais espaço existe para a troca de oxigênio entre a água e o ar. 

4. Dieta inadequada

Embora os bettas sejam principalmente carnívoros, a matéria vegetal constitui uma pequena porção de sua dieta. Não fornecer ao seu betta uma dieta balanceada pode causar problemas de saúde. Isso pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico, tornando-os mais vulneráveis ​​a infecções.

Quanto tempo os peixes Betta podem viver com a doença do algodão?

A doença do algodão é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente por todo o aquário. Além disso, os danos causados ​​por esta doença podem ocorrer rapidamente. Por estas razões, é altamente recomendável que você inicie o tratamento assim que suspeitar que seu betta foi afetado. Os peixes doentes geralmente se recuperam desta bactéria se o tratamento for iniciado cedo o suficiente, mas se a doença progredir sem controle, geralmente é fatal.

A doença do algodão é infecciosa para outros peixes?

A doença do algodão é muito contagiosa, sendo algumas cepas mais contagiosas do que outras. Embora seja uma doença encontrada principalmente em bettas e guppies, todas as espécies são suscetíveis. Por esse motivo, você deve sempre colocar peixes novos em quarentena antes de colocá-los com outros peixes.

Quais são os sintomas da doença do algodão?

Flavobacterium columnare afeta outras espécies além dos peixes. Na verdade, esta bactéria pode afetar humanos. Nos humanos, esta infecção bacteriana afeta principalmente a retina dos olhos. Nos peixes, entretanto, pode afetar todos os sistemas do corpo.

Esta doença passa por estágios, portanto os sintomas podem não ser visíveis nos estágios iniciais. Nos estágios iniciais, a cor do betta pode desbotar e causar irritação. Para aliviar isso, o betta pode esfregar-se em objetos no aquário. À medida que a doença progride, aparecem danos nas barbatanas, úlceras e crescimentos na pele. Mais adiante no processo da doença, a carne do peixe pode se decompor, o que normalmente leva à morte.

Sinais de que seu Betta tem a doença do algodão

A seguir estão os sintomas da doença do algodão do peixe betta; no entanto, é importante notar que muitos destes sintomas podem ser atribuídos a outras doenças. Por esse motivo, diagnosticar seus peixes pode exigir observar o que está acontecendo com eles em geral, em vez de focar em apenas um sintoma.

Esfregando o corpo

Bettas se esfregarão em objetos no aquário para se aliviarem da irritação corporal. Esfregar o corpo é um dos sintomas causados ​​por outras doenças além do algodão. Por exemplo, a condição conhecida como ich aparece como pequenas manchas brancas nas nadadeiras e no corpo.

Perda de cor

Um betta saudável terá cores vivas. Se as cores do seu betta estão desbotando, pode ser devido a uma série de fatores, um dos quais são os estágios iniciais da doença do algodão.

Barbatanas desgastadas

Barbatanas desgastadas são um indicador de que seu betta não está bem. Uma doença conhecida como podridão das barbatanas acabará por fazer com que a barbatana seja consumida. À medida que avança, irá corroer o corpo do peixe. Na doença do algodão, as nadadeiras não se desintegram, mas parecerão irregulares ou desgastadas.

Ulceração

O desenvolvimento de úlceras ou feridas no corpo do betta sugere fortemente que ele tem a doença do algodão. As úlceras não aparecem em peixes afetados pela podridão das nadadeiras.

Crescimentos brancos fofos

O aparecimento de protuberâncias brancas e fofas no corpo do seu betta significa fortemente que o seu peixe tem a doença do algodão. Esses crescimentos nem sempre são brancos, pois podem ser marrom-amarelados ou cinza-esbranquiçados. Esses crescimentos podem aparecer como tufos, fios ou até mesmo em forma de sela na parte superior do corpo do peixe. Quando este estágio do processo da doença é atingido, pode haver sintomas adicionais, incluindo vermelhidão ao redor da área de crescimento, lentidão e perda de apetite.

Necrose das Brânquias

Nos casos em que a doença progride sem tratamento, o Flavobacterium columnare chegará às guelras. Quando as guelras estão infectadas, elas perdem a cor rosa e ficam acastanhadas. A mudança de cor é causada por necrose, que é a morte dos tecidos. Nesta fase, é provável a morte do peixe, pois ele terá dificuldade para respirar.

Muco

Em resposta ao flavobacterium columnare, o sistema imunológico do peixe secreta muco que reveste o corpo do peixe. A cabeça, as guelras e a região dorsal do peixe são locais comuns para que isso ocorra.

Infecção bucal

Nesta fase do processo da doença, a boca do betta incha, o que fará com que o peixe pare de se alimentar enquanto a boca apodrece. Quando este estágio da doença é atingido, é tarde demais para o tratamento.

Tratamento para seu peixe Betta com doença do algodão

Tratar a doença do algodão não é fácil e, quanto mais tarde o tratamento for iniciado, menor será a probabilidade de seus peixes sobreviverem. Por esse motivo, você deve começar a tratar seu betta assim que suspeitar de uma doença. Além disso, o período de tratamento desta doença é longo. Pode levar até um mês para tratar seus peixes com eficácia. 

Se o seu peixe estiver em um aquário comunitário, ele terá que ser isolado. A seguir estão instruções para configurar um aquário de quarentena para seus peixes doentes ou como tratar seu aquário atual se seu betta for mantido sozinho.

1. Condicionador de Água

Se você estiver montando um aquário de quarentena, trate-o com um condicionador de água que removerá o cloro e outros elementos nocivos encontrados na água da torneira.

2. Temperatura da água

Flavobacterium columnare prefere águas mais quentes, então você vai querer diminuir a temperatura da água no aquário. Obtenha água entre 75 e 77 graus Fahrenheit. É importante baixar a temperatura da água gradualmente para não estressar os peixes.

Se você estiver transferindo seus peixes para o aquário de quarentena, certifique-se de deixá-los flutuar no aquário por pelo menos 15 minutos para se aclimatarem à temperatura mais baixa. A combinação de água mais fria e terapia medicamentosa ajudará a enfraquecer o Flavobacterium columnare.

3. Antibióticos

Os antibióticos Oxitetraciclina, Maracyn e Maracyn-Two são eficazes no tratamento da doença do algodão. Quando usados ​​juntos, Maracyn e Maracyn-Two também tratam infecções secundárias. A oxitetraciclina pode ser adicionada à comida do seu animal de estimação. Siga as instruções da embalagem antes de usá-lo. Além disso, você deve remover quaisquer filtros químicos do tanque antes de adicionar os antibióticos.

4. Aumente a salinidade

Além de baixar a temperatura da água e adicionar antibióticos, você também pode adicionar sal de aquário ao tanque. Aumentar a salinidade da água reduzirá os níveis de estresse do seu betta e fortalecerá seu sistema imunológico. Siga as instruções da embalagem para determinar quanto deve ser adicionado. Normalmente, você deve adicionar uma colher de chá de sal para cada cinco galões.

Caixa de 16 onças de sal de aquário de água doce API AQUARIUM SALT

US$ 7,78
US$ 6,36

Comprar agora

09/08/2024 20h09 GMT

5. Troca parcial de água

Se você transferiu seus peixes de um aquário comunitário para um aquário de quarentena, recomendo fazer uma troca parcial de água no aquário comunitário. A cada poucos dias, troque 25% da água do tanque. As trocas parciais de água devem fazer parte da rotina normal de manutenção do aquário. Ao fazer trocas parciais de água, você removerá qualquer flavobacterium columnare restante.

Embora as trocas parciais de água devam ser feitas no aquário comunitário, você deve fazer trocas completas de água no tanque de quarentena entre os tratamentos medicamentosos. É muito importante fazer isso para evitar que seu betta tenha uma overdose de medicação e evitar que o nível de salinidade da água fique muito alto.

Como prevenir a doença do algodão

Prevenir a doença do algodão é a mesma coisa que fornecer cuidados de qualidade ao seu betta. Prevenir a doença do algodão também é mais fácil e menos dispendioso do que tratá-la. A seguir estão maneiras de prevenir esta doença:

Evite superlotação

Uma das causas da doença do algodão é a má qualidade da água, o que significa que os níveis de amônia e nitrato são muito altos. Estes são criados a partir de resíduos de peixes e restos de comida. Quanto mais peixes você tiver no aquário, mais amônia e nitratos serão produzidos. Como os peixes betta, especialmente os machos, podem ser agressivos com outros peixes, recomendo mantê-los sozinhos.

Se você decidir manter seu betta em um aquário comunitário, eu recomendo fortemente que você siga a regra geral de 2,5 cm de peixe por galão de água. Lembre-se de que esta é apenas uma orientação geral e tenha em mente que seus peixes podem crescer e ultrapassar esse limite rapidamente.

Manutenção da Água

Também é importante manter seu aquário limpo e lembrar que água limpa não significa necessariamente água limpa. A água pode ser límpida, mas ainda apresenta altos níveis de nitratos de amônia e flavobacterium columnare. Você deve testar a água regularmente para verificar os níveis de amônia e nitrato. Certifique-se de que o aquário tenha um bom sistema de filtragem e remova qualquer alimento que não tenha sido consumido. Além disso, faça uma troca de água de 25% semanalmente.

Novidades da quarentena

Se você decidir manter um aquário comunitário, coloque os recém-chegados em quarentena por no mínimo duas semanas e inspecione os peixes de perto em busca de sinais de doença. Não adicione o peixe ao aquário comunitário até estar convencido de que é um peixe saudável.

Companheiros de tanque compatíveis

Como mencionado anteriormente, um dos fatores que causam a doença do algodão é o estresse. Se o seu betta for mantido em um aquário comunitário, certifique-se de que ele se dê bem com seus companheiros de aquário. Qualquer peixe que for picado ficará estressado e será candidato à doença do algodão.

Dieta Variada

Alimentar seu betta com uma dieta variada ajudará a mantê-lo saudável. Ofereça-lhes alimentos congelados, pois os alimentos vivos podem conter bactérias ou parasitas nocivos. Considere alimentar:

  • Camarão de salmoura congelado
  • Minhocas congeladas
  • Larva de mosquito congelada
  • Comida em flocos

 Visite estas páginas para obter mais informações sobre betta care:

  • Guia completo de cuidados com peixes Betta para iniciantes: tudo que você precisa
  • Quanto tempo vivem os peixes Betta e como prolongar suas vidas
  • 12 comportamentos comuns dos peixes Betta antes da morte
  • Fungo de barbatana de algodão – sinais e tratamento

Seu Betta merece melhor!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Os Bettas são vendidos em pequenas tigelas, o que leva à crença de que não precisam de muito espaço. Cuidados inadequados são a causa da doença do algodão, portanto, fornecer os cuidados adequados pode ajudar muito na prevenção dessa doença. Convidamos você a deixar seus comentários ou dúvidas.

Similar Posts