O que é Ich e como posso tratá-lo? O guia completo para tratar Ich

Ich (Ichthyophthirius multifiliis) ou comumente chamado de “branco doença pontual” é a doença mais prevalente e persistente em peixes de água doce e salgada. Pessoas que criam e cultivam peixes ou que os têm como animais de estimação costumam encontrar esta doença.

Sem a ação e tratamento adequados, o ICH pode causar sérios problemas aos peixes e resultar em sua morte. Conhecer e compreender o ich e como ele pode ser prevenido e tratado pode ajudar os proprietários a combater esta doença.

Índice
Alternar
O que é Ich?

Como você identifica Ich?

Quais são os sinais físicos de Ich?

Quais são os sinais comportamentais de Ich?

Como você previne Ich?

Como você trata Ich?

O que é Ich?

Ich vem do protozoário Ichthyopthirius. Um peixe com esta doença apresenta manchas brancas de 1 mm que aparecem no corpo, nadadeiras e guelras. Essas manchas brancas contêm parasitas encistados que fazem com que os peixes se comportem e ajam de maneira diferente.

É difícil dizer de onde vêm os protozoários ich, mas eles são introduzidos em um lago ou aquário através de novos peixes ou equipamentos que estiveram em um ambiente infectado com ich.

Outros também acreditam que o estresse causa ich. Peixes insalubres e estressados ​​são mais propensos a isso. Embora a temperatura da água, a dieta inadequada e a má qualidade da água causem estresse, um dos fatores que aumentam o estresse é o manuseio e entrega dos peixes.

O processo de movimentação do peixe desde sua origem (seja selvagem ou de fazenda) até o atacadista, depois o varejista e, em seguida, seu novo lar é muito estressante e pode resultar em ich.

Qual é a maneira mais rápida de curar Ich?

O tratamento que usamos e recomendamos é o SeaChem Paraguard. É incrivelmente fácil de usar e nos ajudou a erradicar surtos de várias doenças comuns, incluindo Ich, fungo das barbatanas do algodão e hidropisia. É seguro de usar e barato.

Como você identifica Ich?

Uma pessoa pode verificar se os peixes estão infectados raspando uma amostra de mancha branca e colocando-a sob um microscópio com algumas gotas de água. Um parasita maduro é escuro, move-se em movimentos cambaleantes e tem um grande núcleo em forma de ferradura. Parasitas menos maduros são menores e mais translúcidos.

Quais são os sinais físicos do Ich?

Cardeal Tetra sofrendo de ICH

Como mencionado anteriormente, a característica definidora desta doença são pequenas manchas brancas na pele e nas guelras do peixe. Essas manchas brancas danificam o tecido dos peixes, irritam a pele e secretam muco.

Ich geralmente leva à perda de pele e úlceras e afeta negativamente a capacidade dos peixes de respirar e nadar na água. Pode deixar feridas e danificar as guelras do peixe, dificultando a obtenção de oxigênio da água. Não é de admirar que muitos peixes com esta doença morram.

Quais são os sinais comportamentais de Ich?

Além das manchas brancas, posso ser identificado por meio de características e comportamentos anormais. Estes incluem:

  • Perda de apetite ou recusa de comida
  • Respiração difícil
  • Esfregar ou arranhar objetos fixos
  • Nadando perto da superfície
  • Descansando no fundo
  • Piscando
  • Falta ou nenhum sinal de cardume (para peixes de cardume)

Os peixes infectados com Ich se comportam de maneira diferente dos peixes saudáveis ​​e tudo isso enfatiza o quão prejudicial a doença pode ser.

Como você previne Ich?

A melhor forma de combater esta doença é prevenindo-a. Uma vez infectados os peixes, os proprietários têm de tratar o seu lago, tanque ou aquário e isto implica muito tempo e trabalho. A prevenção é mais fácil, mais simples e mais barata que o tratamento.

O princípio básico na prevenção do ich é manter os peixes saudáveis. Fornecer condições de vida adequadas para os peixes, como um aquário limpo, parâmetros de água corretos e alimentação e nutrição de qualidade, pode manter os peixes saudáveis.

O tanque e a água do aquário devem ser verificados e limpos regularmente. Os proprietários devem manter a temperatura, o pH e os níveis de amônia corretos para evitar o estresse e o surto da doença. Alimentos e rações devem ser armazenados adequadamente.

Também é importante ter espaço suficiente para todos os peixes no tanque ou aquário. Isso minimiza a agressão entre os habitantes e ajuda a reduzir e evitar o estresse e as doenças.

Os proprietários também têm a responsabilidade de comprar o tipo certo de peixe e equipamento. Como a movimentação de peixes pode causar muito estresse, é melhor comprar peixes de uma fonte direta – de preferência um atacadista ou uma fazenda em vez de um varejista.

Os proprietários devem sempre examinar os peixes em busca de sinais ou sintomas de doenças. Eles devem sempre verificar o aquário ou tanque para ver se os peixes conviviam com peixes mortos ou doentes. Os proprietários devem colocar os peixes recém-comprados em um aquário de quarentena e observá-los por 2 semanas antes de apresentá-los à sua nova casa. É melhor ser cauteloso do que correr o risco de ter todos os peixes infectados.

Como você trata o Ich?

Há um limite para o que os proprietários podem fazer. Mesmo que façam de tudo para prevenir a doença, às vezes os peixes ainda ficam infectados. Felizmente, existem diferentes maneiras de tratar o ich.

Os parasitas Ich são afetados pela temperatura. O calor pode ser usado para acelerar o desenvolvimento dos parasitas e eliminá-los. A fase tomite é a fase em que os parasitas se desprendem do corpo do peixe e caem no fundo do tanque ou aquário. Durante esta fase, os “tomitas” se multiplicam e nadam para encontrar um novo hospedeiro.

Tomites só podem sobreviver por 48 horas sem hospedeiro ou peixe. Depois de 48 horas, eles morrem.

Para garantir que o tratamento térmico seja bem-sucedido, os proprietários podem mover os peixes para outro aquário, aumentar a temperatura e esperar de 2 a 4 dias para que os parasitas morram. Os proprietários também devem tratar o aquário para onde os peixes se deslocaram; caso contrário, os peixes correm o risco de contaminar o primeiro tanque. Embora o tratamento térmico seja muito eficaz, ele só pode ser usado para tratar um aquário contaminado, não os peixes infectados por Ich, por exemplo.

Outra maneira de tratar o ich é usando tratamentos químicos como formalina e/ou verde malaquita. Eles também têm como alvo parasitas no estágio de tomite. Embora a formalina e o verde malaquita sejam eficazes, eles também podem ser tóxicos para os peixes se não forem usados ​​adequadamente. A formalina pode se transformar em paraformaldeído se for deixada sozinha ou armazenada por longos períodos de tempo. O precipitado branco em um frasco de formalina mostra essa transformação em paraformaldeído.

Embora o ich seja uma doença comum em peixes que causa muitos problemas para os peixes e seus proprietários, a doença pode ser tratada e evitada. Os proprietários precisam manter seus peixes saudáveis ​​e estar preparados caso eles peguem Ich.

Similar Posts