O que os peixes Betta comem? (Um Guia 2023)
Seu betta está recebendo a dieta necessária para prosperar?
Com todos os diferentes tipos de alimentos para peixes tropicais no mercado, como saber qual é o melhor alimento para peixes betta? Para responder a essas perguntas, é útil primeiro entender como é uma dieta natural para peixes betta.
Bettas são carnívoros e precisam de uma dieta rica em proteínas, com uma combinação de ração granulada e alimentos vivos ou liofilizados. Saiba mais sobre a nutrição dos peixes betta e como atender às suas necessidades dietéticas abaixo, incluindo nossas recomendações dos melhores alimentos para alimentar seu betta faminto.
Índice
Alternar
Qual é o melhor alimento para peixes Betta?Alimentos comerciais
Comida viva
Alimentos congelados
Alimentos liofilizados
Com que frequência e quanto você deve alimentar peixes Betta?
Os peixes Betta podem comer alimentos para peixes tropicais?
O que evitar quando Alimentando seu peixe BettaA regra dos cinco minutos
Usando blocos de comida de peixe
Deixando sobras
Uso excessivo de alimentos liofilizados
Reutilizando alimentos congelados
Como treinar peixes Betta para comer novos alimentos
Uma dieta Betta é uma dieta melhor!
Qual é o melhor alimento para peixes Betta?
Os peixes Betta são carnívoros que, em seu ambiente natural, atacam insetos e suas larvas. É por isso que eles têm a boca virada para cima – essa adaptação permite que comam insetos e larvas que pousam na superfície da água.
A nutrição dos peixes Betta consiste em uma dieta de alta qualidade rica em proteínas.
Para alimentar seu betta, existem alimentos comerciais de qualidade para betta que vêm em pellets ou flocos. Você também pode complementar sua dieta oferecendo-lhes alimentos vivos, congelados e liofilizados. Tanto os alimentos congelados quanto os liofilizados devem ser alimentados com moderação.
Alimentos Comerciais
Ao procurar uma dieta comercial para o seu betta, é importante examinar os ingredientes. Alguns fabricantes de dietas betta usam ingredientes vegetais, como soja ou trigo. Os ingredientes à base de plantas são mais baratos do que os à base de proteínas, mas os à base de proteínas são melhores para a nutrição dos peixes betta.
Outra coisa a observar são os produtos que utilizam proteínas de qualidade inferior, como farinha de peixe, em vez de peixe inteiro. A farinha de peixe é o que a pesca descarta quando processa o pescado para o mercado. Não tem valor.
Procure uma dieta betta que contenha produtos de “peixe inteiro” no início da lista de ingredientes.
A seguir estão algumas marcas recomendadas de dieta betta:
Fórmula Betta do Novo Espectro de Vida
Além de fornecer ingredientes de qualidade, este produto é feito para realçar as cores do seu betta. A dieta vem em pellets e oferece uma dieta balanceada que inclui 37% de proteína bruta. O restante da dieta inclui uma mistura de fibra bruta, gordura bruta e vitaminas.
Os ingredientes principais incluem:
- Arenque
- Krill do Atlântico
- Lula
- Microalgas
- Espirulina
Pedaços de Betta Northfin
Este produto também vem em forma de pellet e é feito para ser facilmente digerido pelo seu betta para promover a absorção máxima de nutrientes. Contém um mínimo de 45% de proteína bruta. Além disso, foi projetado para produzir menos resíduos, ajudando a preservar a qualidade da água.
O ingrediente principal inclui:
- Sardinha inteira
- DHA rico em ômega-3
- Alga marinha e espirulina
- Refeição de krill do Atlântico
- Refeição de arenque
Omega One Betta Buffet Flakes
Este produto contém um mínimo de 43% de proteína bruta e é rico em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Além disso, é 100% livre de refeições e contém beta-carotenos para realçar a cor do seu betta. Também foi projetado para reduzir o desperdício e minimizar o impacto na qualidade da água.
Os ingredientes principais incluem:
- Audição completa
- Salmão
- Camarão
- Ervilhas
- Alga
- Espirulina
Fluval Bug Bite Comida de Peixe Tropical
Fluval Bug Bite fornece uma dieta nutritiva que promove escamas saudáveis enquanto aumenta a resistência a doenças e a pigmentação. Alguns dos ingredientes principais incluem:
- Larva de mosca do soldado negro
- Salmão
- Proteína de peixe
- Ervilhas verdes
- Batata
- Trigo
Comida Viva
Uma dieta comercial de qualidade deve formar a base da dieta do seu betta; no entanto, você também pode complementá-lo com comida viva, que incluiria:
- Camarão de salmoura
- Larvas de mosquito
- Vermes
Esses alimentos podem ser comprados em uma loja de peixes tropicais. Desencorajo você de usar qualquer alimento vivo capturado na natureza, pois pode conter parasitas ou substâncias nocivas, como pesticidas. Alternativamente, você pode criar artêmia.
Alimentos Congelados
Alimentos congelados são outra maneira de diversificar a dieta do seu betta. A diferença é que os alimentos congelados são mais fáceis de guardar e mais convenientes. Estão disponíveis dietas congeladas que contêm os mesmos alimentos mencionados anteriormente em alimentos vivos.
Ao alimentar alimentos congelados, siga as instruções da embalagem. Primeiro, deixe o alimento congelado se dissolver, colocando-o em um copo contendo água do aquário do betta. Você pode então despejar o conteúdo do copo de volta no tanque.
Fazer isso tornará mais fácil para o seu peixe betta comê-lo. Apenas colocar a dieta congelada no tanque do betta sem deixá-la descongelar primeiro pode causar um problema para o betta.
Alimentos liofilizados
Alimentos liofilizados são uma alternativa às dietas vivas ou congeladas e oferecem seleções como artémia, larvas de mosquitos e vermes sanguíneos. As dietas liofilizadas diferem das dietas comerciais, vivas e congeladas porque toda a umidade foi extraída. Tal como acontece com alimentos vivos e dietas congeladas, os alimentos liofilizados devem ser usados para complementar uma dieta comercial de qualidade.
Além disso, os alimentos liofilizados terão maior perda de valor nutricional durante o processo de fabricação. Outras preocupações incluem o fato de que os alimentos liofilizados podem se expandir no trato digestivo dos peixes, causando inchaço ou prisão de ventre.
Para evitar esse problema, trate os alimentos liofilizados da mesma forma que os alimentos congelados, deixando-os de molho em uma amostra de água do seu aquário antes de oferecê-la aos peixes.
Com que frequência e quanto você deve alimentar peixes Betta?
Quando se trata de alimentar peixes betta, um problema comum é a superalimentação. Se você superalimentar seu betta, comprometerá a qualidade da água. Se você estiver alimentando pellets, você só precisa alimentar dois ou três pellets por dia. Ao alimentar alimentos liofilizados ou vivos, você só precisa alimentá-los uma ou duas vezes por semana.
Os peixes Betta podem comer comida de peixe tropical?
Embora os bettas comam quase tudo que você lhes dá, isso não significa que seja bom para eles. Os peixes Betta são principalmente carnívoros, portanto a nutrição dos peixes Betta precisa conter uma dieta rica em proteínas.
Alimentos para peixes tropicais, em sua maioria à base de plantas e com recheios, não atenderão às necessidades nutricionais do seu betta. Alimentos para peixes tropicais à base de proteínas atenderão aos requisitos da nutrição dos peixes betta.
O que evitar ao alimentar seu peixe Betta
Aqui estão os erros mais comuns ao alimentar peixes betta:
A regra dos cinco minutos
Há uma regra padrão para manter peixes tropicais: você não deve alimentar mais comida do que seus peixes podem consumir em cinco minutos. Os peixes Betta continuarão a comer, mesmo que não estejam com fome. Por causa disso, eles podem desenvolver obesidade.
Como mencionado anteriormente, alimente seu betta com apenas duas a três ração por dia. Ao alimentar liofilizado, vivo ou congelado, alimente apenas duas a três vezes por semana.
Usando blocos de comida de peixe
Blocos de comida para peixes podem ser obtidos em lojas de peixes tropicais e são usados para alimentar peixes quando você estiver fora, por exemplo, nas férias. O problema com os blocos de alimentos é que eles criam problemas com a qualidade da água.
Um peixe betta saudável pode ficar sem comida por duas semanas. Se você não conseguir encontrar alguém para alimentar seu betta enquanto estiver fora, é melhor deixá-lo sem comida.
Deixando sobras
Remova qualquer alimento não consumido do aquário do seu betta. Restos de comida comprometerão a qualidade da água, criando acúmulo de amônia, que é tóxica para os peixes.
Uso excessivo de alimentos liofilizados
Alimentos liofilizados devem ser oferecidos como suplemento, não como prato principal. A superalimentação com alimentos liofilizados pode causar prisão de ventre ou inchaço.
Reutilizando Alimentos Congelados
É um erro descongelar alimentos congelados e congelá-los novamente. Isso causará a aceleração do crescimento de bactérias.
Como treinar peixes Betta para comer novos alimentos
Se você vai tentar melhorar sua dieta de peixes betta seguindo as sugestões deste artigo, parabéns! Mas e se o seu peixe betta parecer hesitante em comer a nova oferta de comida?
Aqui está o que eu sugiro:
Introduza o novo alimento gradualmente. Em vez de ficar “peru frio”, divida a refeição do seu animal de estimação em duas porções. A primeira porção consistirá na dieta atual do seu animal de estimação. Isso constituirá a maior parte da dieta.
A segunda porção consistirá na nova dieta e comporá o restante da refeição. A cada dia, diminua a quantidade da dieta atual enquanto aumenta a nova.
Além disso, seu peixe betta pode se sentir mais seguro em seguir a nova dieta se você minimizar quaisquer distúrbios ao redor do aquário. O principal é continuar experimentando até que seu peixe aceite o novo alimento.
Para obter mais informações sobre como manter seu peixe betta saudável, visite nossos outros recursos sobre betta:
- Por que meu peixe Betta está ficando branco? Causas e Tratamentos
- Tumor de Peixe Betta: Sintomas, Causas e Tratamento
- Como limpar seu aquário Betta
Uma dieta Betta é uma dieta melhor!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Com muita frequência, os bettas são alimentados com uma dieta inadequada. Muitos flocos de peixes tropicais não possuem o teor de proteína necessário para esses peixes. Faça a diferença na saúde dos seus peixes, fornecendo-lhes a dieta correta. Gostaríamos muito de ouvir seus comentários abaixo e, por favor, compartilhe este artigo com seus amigos amantes de betta!