Peixe Betta Saudável vs Insalubre: Conheça as Principais Diferenças
Apesar de seus simples requisitos de cuidados, muitos bettas não são devidamente cuidados por aquaristas novatos, resultando em problemas de saúde frequentes.
Um peixe betta saudável tem coloração viva e nadadeiras elegantes, deslizando alegremente por um aquário.
Por outro lado, um betta não saudável pode apresentar sintomas como cores opacas, perda de apetite ou danos nas nadadeiras.
Se você está planejando comprar um betta, é importante saber como é a aparência de um peixe betta saudável e, se você já tem um betta, é importante saber se sua saúde está sendo mantida ou comprometida. Ao final deste artigo, você será capaz de dizer a diferença entre um betta saudável e um não saudável para dar cuidados adequados ao seu animal de estimação.
Índice
Alternar
Como você pode saber se um peixe Betta é saudável?Atividade
Cor
Apetite
Movimento das nadadeiras
Qual é a aparência de um peixe Betta insalubre?Inatividade
Descoloração
Falta de apetite
Dano nas nadadeiras
Dificuldades respiratórias
O que é normal Comportamento do Betta?
Doenças comuns dos peixes BettaPodridão das barbatanas
Problemas de bexiga natatória
Ich
Hidropsia
Doença do algodão
Tratamento e prevençãoQualidade da água
Espaço
Filtragem e oxigenação
Fique de olho nos seus peixes
O papel da dieta e do meio ambiente
Um Betta Saudável é um Betta Feliz
Como você pode saber se um peixe Betta é saudável?
Um peixe betta saudável terá cores vibrantes e estará ativo e alerta. Também terá um bom apetite. Aqui estão mais sinais de um peixe betta saudável:
Atividade
Um peixe betta próspero estará ativo e alerta. Ele explorará seu aquário e poderá aumentar sua atividade quando seu dono se aproximar dele, principalmente na hora da alimentação.
Além disso, bettas saudáveis nadam facilmente na água. Eles não devem ter problemas de flutuabilidade e devem ser capazes de nadar para cima e para baixo sem qualquer esforço.
Algumas espécies de betta têm nadadeiras pesadas e podem nadar mais lentamente do que seus parentes de nadadeiras curtas, mas ainda assim não devem ter dificuldades para nadar.
Cor
Quando saudáveis, os peixes betta apresentam coloração vibrante. Sua coloração viva deve se estender por todo o corpo, incluindo as nadadeiras, da base à ponta.
Bettas têm uma vida útil de apenas dois a três anos. À medida que os bettas envelhecem, sua coloração pode desaparecer, mas eles continuarão a se comportar normalmente.
Apetite
Um betta saudável terá um bom apetite. Se você alimentar seus peixes diariamente no mesmo horário, provavelmente os verá se tornarem mais ativos antes da hora da alimentação. Ao consumir a comida, eles comem rapidamente. Se o seu betta não estiver demonstrando interesse por comida, pode ser um sinal de estresse ou doença.
Movimento da nadadeira
Ao nadar, as nadadeiras de um betta saudável se moverão com elegância e liberdade. Este tipo de movimento das barbatanas permite que esses peixes fluam pela água. Os machos também exibirão nadadeiras totalmente expandidas para atrair as fêmeas ou afastar outros machos.
Qual é a aparência de um peixe Betta prejudicial à saúde?
Bettas prejudiciais à saúde terão cores desbotadas, nadadeiras de aparência irregular e podem ser letárgicos. Eles também podem ter dificuldade para nadar e não ter apetite. Aqui estão alguns sinais de um peixe betta prejudicial à saúde:
🐠 Mantenha seu peixe betta em plena saúde com o único guia de cuidados com peixes betta que você realmente precisa.
Inatividade
Um peixe betta que fica letárgico na maior parte do tempo provavelmente não será saudável. Outros sinais a serem observados são:
- O peixe passa muito tempo descansando no fundo do aquário.
- Tem dificuldade para se movimentar.
- Possui padrões de natação incomuns.
- Tem problemas com flutuabilidade.
Motivos comuns para inatividade incluem doenças, altos níveis de nitrito ou amônia no tanque e temperatura incorreta da água. A temperatura da água deve estar entre 76 – 82 graus Fahrenheit ou 24-28 graus Centígrados.
Descoloração
Mudanças não naturais de cor em um peixe betta são um indicador de que há problemas de saúde. Ao examinar um betta, procure por descoloração e listras de estresse. Listras de estresse referem-se a quando a cor natural do peixe desaparece e listras aparecem em seu corpo. Listras de estresse também podem ser acompanhadas por peixes correndo pelo tanque.
Falta de apetite
Não é normal que um peixe betta saudável recuse uma refeição. Se o seu peixe betta não estiver comendo, isso pode indicar que há um problema de saúde. Os problemas de saúde incluem má qualidade da água, estresse ou doenças.
Dano nas barbatanas
Embora diferentes espécies de betta tenham diferentes formatos de nadadeiras, as nadadeiras de todas as espécies devem estar livres de danos. Barbatanas danificadas são aquelas que apresentam aparência irregular ou estão presas. Barbatanas danificadas podem ser causadas por:
- Infecções fúngicas ou bacterianas, como podridão das barbatanas.
- Companheiros de tanque agressivos
- Má qualidade da água
Uma condição conhecida como nadadeiras presas é um indicador de doença ou estresse. Em um betta saudável, as nadadeiras ficarão relaxadas quando estiver descansando e eretas quando nadar.
Bettas que têm essa condição nadam com as nadadeiras bem presas. Barbatanas presas não são uma doença em si, mas sim um sintoma ou uma indicação de má qualidade da água. As causas comuns para barbatanas presas são altos níveis de amônia ou parasitas.
Nota: Barbatanas com aparência translúcida ao longo das bordas indicam que as nadadeiras estão cicatrizando.
Dificuldades respiratórias
Seu betta passa grande parte do tempo na superfície da água? Os peixes Betta têm um órgão especial que lhes permite absorver o oxigênio do ar quando os níveis de oxigênio da água estão baixos. Embora um betta saudável possa ocasionalmente subir à superfície para respirar, um peixe que faz isso rotineiramente pode ter problemas para respirar.
Dificuldades respiratórias são comumente causadas pela má qualidade da água ou por medicamentos adicionados à água.
Além disso, bettas que apresentam dificuldades respiratórias geralmente ficam letárgicos e descansam no fundo do tanque.
O que é o comportamento normal do Betta?
Um betta normal e saudável será ativo e alerta, embora talvez se mova lentamente. Eles podem ocasionalmente se esconder entre plantas ou rochas, mas normalmente nadam ao ar livre.
Doenças comuns dos peixes Betta
A seguir estão as doenças comumente observadas em peixes betta. A maioria das doenças pode ser prevenida com cuidados adequados.
Podridão da barbatana
A podridão das barbatanas é uma doença que corrói as extremidades dos peixes. Começando pelas nadadeiras, a doença pode se espalhar para outras partes do corpo à medida que progride. A podridão das barbatanas é causada por uma infecção bacteriana; torna os peixes mais suscetíveis a outras doenças, enfraquecendo o sistema imunológico.
Os sintomas da podridão das nadadeiras incluem o apodrecimento das nadadeiras e letargia. A podridão das barbatanas é causada por condições inadequadas da água, portanto, realizar uma troca de água é o primeiro passo no tratamento. Você também pode comprar medicamentos em uma loja de peixes tropicais para tratar a doença, como o medicamento Bettafix.
Problemas de bexiga natatória
Problemas com a bexiga natatória criam problemas de flutuabilidade para peixes betta. Bettas que têm essa condição nadarão de maneira inclinada ou desequilibrada.
Os peixes infligidos com esta condição também terão problemas para se manter à tona. Outros sintomas podem incluir falta de apetite, abdômen inchado e movimentos erráticos.
Problemas de bexiga natatória não são causados por uma doença. Má qualidade da água, parasitas ou superalimentação são as principais causas de problemas de bexiga natatória. Para tratar problemas de bexiga natatória, coloque os peixes em quarentena e faça o seguinte:
- Coloque os peixes afetados em quarentena para que outros peixes não os incomodem.
- Faça uma troca de água no tanque principal.
- Não alimente seu betta por três dias.
- Dê ao seu peixe um tratamento com sal Epson
🐠 Ainda não tem certeza se seu betta não é saudável? Aqui estão 12 comportamentos comuns dos peixes betta antes da morte.
Eu
Ich é uma doença causada pelo parasita Ichthyophthirius multifiliis. Bettas com ich terão pequenas manchas brancas no corpo e nas nadadeiras. Peixes infestados com ich frequentemente se esfregam em objetos para se aliviarem do desconforto.
Ich é contagioso, então se um peixe tiver, você precisará tratar todo o aquário. Aumente a temperatura da água para 85 graus Fahrenheit e adicione medicamentos ich, como Api Liquid Super Ick Cure Fish Remedy.
Hidropisia
A hidropisia é outra doença causada pela má qualidade da água. A má qualidade da água enfraquece o sistema imunológico, o que torna os peixes mais suscetíveis a infecções bacterianas que causam hidropisia. Não há cura para a hidropisia e a taxa de mortalidade da doença é alta.
Os sintomas de hidropisia incluem:
- Olhos inchados ou esbugalhados
- As escamas do corpo do betta se projetam para fora, em vez de ficarem planas contra o corpo.
- Abdome inchado
- Curvatura da coluna.
Doença do Algodão
Conhecido cientificamente como Flexibacter columnaris, o algodão em rama é causado pela bactéria Flavobacterium columnare. Esta bactéria prospera em água que contém baixos níveis de oxigênio e é de baixa qualidade.
Os sintomas da doença do algodão incluem:
- Uma perda de cor.
- Necrose das brânquias, levando a complicações respiratórias.
- Crescimentos fofos semelhantes a algodão no corpo do peixe.
- Úlceras
A doença do algodão é altamente contagiosa e difícil de tratar. Além disso, pode levar até um mês para tratar a doença do algodão. A seguir estão sugestões de tratamento:
- Configure um tanque de quarentena e trate-o com condicionador de água para remover quaisquer compostos nocivos.
- Ajuste a temperatura da água entre 75-77 graus Fahrenheit (certifique-se de deixar seus peixes se aclimatarem à nova temperatura da água).
- Trate seus peixes com antibióticos como Maraycn-two, Maracyn ou Oxitetraciclina.
- Aumente a salinidade da água usando sal de aquário adicionando uma colher de chá de sal para cada cinco galões de água.
Tratamento e Prevenção
Como você pode ver, a maioria dos problemas de saúde são causados pela não prestação dos cuidados adequados, em particular a qualidade da água. É muito mais fácil prevenir doenças do que diagnosticá-las e curá-las. A prevenção pode ser realizada tendo em mente o seguinte:
Qualidade da água
- Faça trocas parciais de água semanais onde você repõe 25% da água.
- O pH deve estar entre 5,0-9,0
- Use um kit de teste de água para verificar a qualidade da água. A água com amônia não deve estar acima de 0,25 ppm.
- A temperatura deve estar entre 75-80 graus Fahrenheit (23-26 Celsius).
Espaço
O tamanho mínimo do tanque para um único peixe betta deve ser de 10 galões.
Filtração e Oxigenação
Seu aquário betta precisa ter um sistema de filtragem para ajudar a limpar a água e evitar que ela fique estagnada. Além disso, a água precisa ser bem oxigenada. Se você acha que seu filtro não está criando turbulência suficiente na água, você pode adicionar uma pedra de ar ao aquário.
Fique de olho nos seus peixes
Verifique seu peixe diariamente para ver se ele está saudável na aparência e no comportamento.
O papel da dieta e do meio ambiente
Os peixes Betta são carnívoros, por isso é importante que você os alimente com uma dieta de alta qualidade rica em proteínas. Alimente seu betta com comida comercial de qualidade, que pode vir em flocos ou pellets. Você pode complementar sua dieta alimentando-os com artémia liofilizada ou vermes sanguíneos.
Evite superalimentar seus peixes betta, pois restos de comida comprometerão a qualidade da água. Seu betta só precisa ser alimentado com uma pequena quantidade de comida, dois ou três pellets por dia.
Além disso, os peixes betta são peixes solitários e os machos são agressivos uns com os outros. Por esse motivo, recomendo que você os mantenha sozinhos, sem companheiros de tanque.
Um Betta Saudável é um Betta Feliz
Os requisitos de cuidado para peixes betta não são difíceis. Infelizmente, muitas pessoas, incluindo muitas lojas de animais, não cuidam adequadamente desses magníficos peixes. Saber quais são os sinais de um peixe betta saudável e não saudável é importante se você tem um peixe betta ou planeja comprar um, para que possa cuidar dele de maneira adequada. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos aquaristas.