Qual tamanho de aquário é melhor para iniciantes?
Lembro-me de como foi começar no hobby de aquarismo. O número de perguntas que eu tinha e a quantidade de informações que eu consumia rapidamente se tornaram esmagadoras e difíceis de digerir.
Uma das perguntas mais comuns que os aquaristas iniciantes me fazem é qual o tamanho do aquário com o qual eles devem começar, e quase todo mundo fica surpreso com a minha resposta.
Por alguma razão, existe a noção de que iniciantes devem começar com um tanque menor. Faz sentido começar aos poucos se você é novo em alguma coisa, certo?
Surpreendentemente, é exatamente o oposto.
Quanto maior o tanque, mais fácil será de gerenciar. Sim, será mais caro comprar antecipadamente e pode exigir mais recursos ao longo do tempo, mas o que você gasta em dinheiro antecipadamente economizará inúmeras horas e muito estresse no futuro.
Se isso não faz sentido para você agora, não se preocupe. Este artigo analisará os benefícios de começar com um tanque maior, bem como as desvantagens de escolher um tanque menor. Vamos direto ao que quero dizer com “Quanto maior, melhor”.
Índice
Alternar
Aquários maiores são mais fáceis para iniciantes
Pense nos peixes que você deseja manter
Qual é o problema com tanques menores?Água mais instável
Menos espaço para os peixes
Eles exigem mais manutenção
Aquários pequenos podem impedir o crescimento dos peixes
Então, qual é o tamanho Tanque que você recomenda para iniciantes?
Conclusão
Tanques maiores são mais fáceis para iniciantes
Eu sei que parece contra-intuitivo, mas é verdade, e aqui está o porquê.
Um dos principais aspectos da aquariofilia e uma das principais “habilidades” que um aquarista deve desenvolver é a capacidade de manter condições de água saudáveis. Afinal, só a água importa. É onde vivem os peixes!
Compreender como manter parâmetros de água perfeitos, como temperatura, níveis de pH e níveis de amônia, são habilidades cruciais que você precisa dominar antes de iniciar seu primeiro aquário, mas saber não é suficiente. Você ainda precisa desenvolver uma rotina de manutenção e se esforçar para manter a água o mais saudável possível.
Quanto menor o tanque, menos água ele pode conter. Quanto menos água um tanque puder conter, mais fácil será para qualquer um dos parâmetros sair do controle. Quanto mais água você tiver para brincar, mais estáveis serão os parâmetros da água, menos você terá que trocar a água e mais felizes seus peixes ficarão.
As mudanças na água fazem parte do jogo e não podem ser evitadas. No entanto, eles podem ser extremamente estressantes para a pesca se forem feitos com muita frequência ou de forma agressiva. Quanto menor o tanque, mais rápido a água “estragará” e mais frequentemente você terá que fazer trocas de água.
Peixes estressantes são peixes doentes e peixes doentes não vivem tanto quanto deveriam. É seu trabalho como aquarista proporcionar aos seus animais de estimação aquáticos a maior e melhor qualidade de vida possível. Isso significa minimizar o estresse de todas as maneiras possíveis.
Não é apenas a qualidade da água que pode causar estresse nos peixes. Imagine ficar trancado em uma sala de 10 por 10 metros com outras 10 pessoas pelo resto da vida. Agora imagine estar em uma sala de 100 x 100 metros com essas mesmas 10 pessoas. Qual você prefere?
É a mesma premissa do seu peixe. Quanto mais espaço tiverem para nadar, mais felizes e menos estressados ficarão. Peixes estressados têm maior probabilidade de serem vítimas de doenças perigosas, pois seu sistema imunológico é consideravelmente mais fraco.
Pense nos peixes que você deseja manter
Ao considerar o tamanho do seu primeiro aquário, é sempre uma boa ideia anotar os peixes que você tem interesse em manter.
Comprar um aquário de 10 galões e depois decidir que deseja manter o peixe Oscar provavelmente não é a ideia mais inteligente. No entanto, se você decidir, antes de comprar seu aquário, que deseja manter os peixes Oscar, um pouco de pesquisa lhe dirá que você precisa de pelo menos 100 galões para dar a eles a vida que merecem.
Peixes menores, como tetras, guppies e Rasboras, são peixes amigáveis para “iniciantes” que ocupam menos espaço do que outros peixes maiores, então se você estiver interessado em manter esses tipos de peixes, é uma boa ideia determinar quantos você deseja manter em seu tanque.
Um aquário superpovoado causa estresse nos peixes e desequilibrará os parâmetros da água muito mais rápido do que ter menos peixes, simplesmente porque há menos resíduos para filtrar da água.
É sempre melhor ter estoque insuficiente do que estoque excessivo. Você sempre pode adicionar mais no futuro.
Qual é o problema com tanques menores?
Se você chegou até aqui no artigo, provavelmente já percebeu as desvantagens de começar com um tanque menor, mas aqui estão mais algumas a serem consideradas.
Água mais instável
Não estou dizendo que é impossível manter peixes em um aquário menor porque não é de todo. Não é muito mais difícil do que um tanque maior se você tiver alguma experiência. Porém, como iniciante, você precisa considerar o fato de que cometerá erros, por isso é melhor se dar a “espaço para erro” adicional que você obtém com tanques maiores.
Menos espaço para os peixes
Este é um acéfalo. Quanto menor o tanque, menos espaço seus peixes terão para explorar. Os peixes são criaturas aquáticas, precisam de espaço para nadar. Não há nada pior do que ver um pequeno aquário mal filtrado e superlotado. Não é justo com os peixes.
Eles exigem mais manutenção
Novamente, parece contra-intuitivo, mas é verdade. Tanques menores exigem trocas de água mais frequentes e limpezas mais frequentes, especialmente se os parâmetros da água estiverem desequilibrados. Faça um favor a si mesmo e evite complicações. Compre um tanque maior e deixe seu universo subaquático trabalhar a seu favor.
Aquários pequenos podem impedir o crescimento dos peixes
Há um mito circulando pelo mundo de que os peixes em aquários crescerão de acordo com o tamanho do tanque em que estão. Embora o tamanho que um peixe cresce dependa do tamanho do seu aquário, não tem nada a ver com eles “crescem para caber no aquário” e tem mais a ver com o fato de que aquários menores irão retardar o crescimento de seus peixes.
Quando o crescimento dos peixes é atrofiado, eles se tornam estressantes e mais vulneráveis a doenças. Eles também vivem vidas consideravelmente mais curtas do que viveriam se atingissem a maturidade plena. Você pode verificar nossos perfis de cuidado de peixes para entender exatamente o tamanho esperado de crescimento de cada espécie de peixe.
Então, qual tamanho de tanque você recomenda para iniciantes?
É muito difícil para mim responder a essa pergunta com uma resposta geral porque há muitas variáveis envolvidas. Dito isso, tenha em mente que “quanto maior, melhor” e você terá mais chances de fazer a escolha certa.
10 galões é um bom ponto de partida, mas 20 galões (e além) seria o tanque ideal para um iniciante, se o orçamento permitir.
Exemplo de tanque de 55 galões
É importante considerar seu orçamento. Um tanque maior obviamente será mais caro e exigirá mais investimento inicial para começar (filtros, condicionadores, aquecedores, etc.), mas você economizará tempo e dinheiro no futuro.
Tudo o que você acha que pode gastar em um aquário, aumente um pouco e opte por algo maior, mesmo que isso signifique economizar um pouco mais. Vai valer a pena.
Claro, você ainda pode escolher um aquário menor como iniciante (10 galões, por exemplo), mas você deve saber que está limitado a apenas alguns peixes pequenos. Se você quiser comprar um aquário menor, certifique-se de manter o número de peixes no mínimo.
Conclusão
Espero que minha experiência com a criação de peixes em aquários domésticos e meu conhecimento do hobby tenham ajudado você a entender um pouco mais esse assunto. Caso contrário, fique à vontade para deixar um comentário na seção de comentários abaixo e terei prazer em responder.
Manter peixes em casa é um hobby incrível e pelo qual você vai se apaixonar. Faça um favor a si mesmo e comece com o pé direito. Escolher um aquário maior irá acelerar a curva de aprendizado, lhe dará mais margem para erros e lhe dará espaço para decorar e estilizar seu aquário da maneira que desejar.
Já tem um aquário? Com que tamanho você começou? Eu adoraria saber!