Quanto tempo um peixe Betta pode ficar sem comida?

O que acontece quando você deixa seu peixe betta por um longo período de tempo para ir em um férias, viagem de negócios ou qualquer outro motivo?

Você pode estar se perguntando como manter seus peixes betta alimentados enquanto você estiver fora ou por quanto tempo eles podem sobreviver sem comida. A última coisa que você quer é que seu animal de estimação morra antes de você chegar em casa.

Neste guia, falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre como deixar os bettas por um longo período. Você descobrirá quanto tempo eles podem ficar sem comida e os vários métodos que você pode usar para mantê-los alimentados enquanto você estiver fora.

  • Quanto tempo os peixes betta podem sobreviver sem comida?
  • Como manter seus peixes alimentados enquanto você estiver fora
  • Como preparar seu tanque antes de viajar
  • Os peixes betta podem sobreviver cinco dias sem comida?
  • Por quanto tempo posso deixar meu peixe betta sem comida?
  • Devo usar um alimentador automático de peixes?

Índice
Alternar
Quanto tempo os peixes Betta podem sobreviver sem comida?1. Tamanho do tanque

2. Filtragem do Tanque

3. Saúde do seu peixe Betta

Métodos para manter seus peixes alimentados 1. Fish Sitter

2. Alimentador Automático de Peixes

3. Alimentador de bloco

Como preparar seu tanque antes de viajarMantenha as condições ideais

Verifique o aquecedor do tanque

Defina um cronômetro para as luzes do tanque

Mantenha a tampa colocada

Os peixes betta podem sobreviver cinco dias sem comida?

Quanto tempo posso deixar meu peixe betta sem comida?

Devo usar um alimentador automático de peixes?

Mantendo seu peixe betta saudável enquanto você estiver ausente

Quanto tempo os peixes Betta podem sobreviver sem comida?

A maioria dos peixes betta pode sobreviver entre 10 e 14 dias sem comida. Embora os peixes betta sejam geralmente exigentes, eles têm um estômago tão pequeno quanto seus olhos, então não precisam de muita comida para sobreviver.

Tendo isso em mente, aqui estão três fatores que determinam quanto tempo seu betta pode sobreviver quando não há ninguém por perto para alimentá-lo:

1. Tamanho do tanque

As condições do tanque em que seu betta vive são cruciais, pois o ambiente em que seu peixe vive é tão importante quanto a comida de que ele precisa para sobreviver.

Você precisará limpar qualquer tanque menor que 3 galões com mais frequência do que tanques maiores, pois as condições em tanques menores irão deteriorar-se rapidamente e se tornarão habitáveis ​​para seu betta. Portanto, mesmo que o seu betta consiga sobreviver sem comida por muito tempo, podem ser as condições da água do aquário que o matam.

Além disso, as más condições da água irão estressar seu betta e deteriorar gravemente sua saúde. 

2. Filtragem do Tanque

A presença e a qualidade do filtro em seu aquário é outro fator que determina quanto tempo seus peixes durarão enquanto você estiver fora. 

Um filtro ajudará a remover todos os detritos, restos de comida e outras partículas do tanque que o tornam inabitável. Não só é mais trabalhoso manter um tanque não filtrado, mas dependendo de quanto tempo você planeja sair, um tanque não filtrado terá muita sujeira que um filtro teria ajudado a remover se estivesse disponível. 

3. Saúde do seu peixe Betta

A saúde do seu betta antes de deixá-lo sozinho é um fator que desempenha um papel importante em quanto tempo ele durará sem comida. Nem todos os peixes reagirão da mesma maneira quando você os colocar nos mesmos cenários e condições.

A saúde do seu betta antes de deixá-lo sem comida também determinará quanto tempo ele pode durar. Esses fatores incluem metabolismo, idade, níveis de estresse e saúde geral.

Geralmente, os peixes betta mais jovens podem lidar melhor com a tensão que surge sem acesso à comida do que os bettas mais velhos que já viveram por um tempo. Os bettas mais velhos, no entanto, também possuem reservas de gordura para ajudá-los em condições de fome. Contanto que deixar seu peixe sem comer por longos períodos não seja a norma, seu betta não deverá ter problemas se for geralmente saudável.

Métodos para manter seus peixes alimentados 

Se você não tem escolha a não ser deixar seus peixes enquanto não estiver disponível, aqui estão algumas alternativas para mantê-los alimentados quando você não estiver por perto.

1. Babá de Peixe

Uma babá cuidará de seus peixes e de seu aquário quando você não estiver disponível. Pode ser um amigo, familiar, vizinho ou alguém a quem você paga pelo serviço. Esta é a melhor opção sempre que você tiver que deixar seus peixes por um longo período, pois eles podem verificar outras coisas além dos peixes, como a temperatura da água do tanque e a bomba do filtro.

Um grande benefício de pedir a alguém para cuidar de seus peixes é que essa pessoa sempre poderá contatá-lo se notar algo incomum ou tiver dúvidas sobre como cuidar de seus peixes. Independentemente disso, lembre-se de deixar uma nota sobre todos os detalhes essenciais do seu peixe.

Se você não tem um amigo disposto, você também pode procurar uma babá comercial para verificar seus peixes, como aqueles que cuidam de aquários em escritórios, hospitais, escolas e outros locais públicos.

2. Alimentador Automático de Peixes

Se você não conseguir alguém para alimentar seu betta, a próxima melhor opção é um alimentador automático. De acordo com sua programação, você conecta dispositivos ao seu aquário que podem conter e distribuir comida ao seu betta periodicamente.

Você pode encontrar muitos desses alimentadores em lojas ou online, cada um com designs exclusivos dependendo de suas necessidades. Esses alimentadores começam em cerca de US$ 20, mas alguns podem custar mais dependendo de sua confiabilidade (recomendamos uma variedade abaixo). Tudo o que você precisa fazer é colocar a comida em um recipiente pequeno e girá-lo para definir a frequência de alimentação.

Independentemente do tipo de alimentador automático que você decidir comprar, é vital testá-lo com seu aquário configurado antes de sair. Verifique como ele funciona cerca de 2 a 3 dias antes de deixar seu betta sozinho para detectar quaisquer problemas que ele possa ter.

Embora os alimentadores automáticos sejam convenientes, você deve saber que às vezes esses alimentadores automáticos levam à superalimentação. Recomendamos que você os use somente quando não estiver em casa e não como alternativas para alimentar seus peixes regularmente.

Encontramos alguns ótimos alimentadores automáticos de peixes para betta na Amazon. Confira:

  • Alimentador automático de peixes Noodoky: Este alimentador de peixes tem o melhor preço. Você também obterá um ótimo valor pelo seu dinheiro, pois é mais eficiente e durável do que os alimentadores comuns.
  • Alimentador automático de peixes TOPBRY: Alimentador automático de peixes TOPBRY: Este é um dos alimentadores mais fáceis de configurar e pode ser facilmente carregado com um cabo USB. Recomendamos este produto da Amazon se você nunca trabalhou com alimentadores antes.
  • Comedouro automático para peixes Petbank: Este é o melhor comedouro para você na Amazon se você estiver saindo de férias longas. Com carga total, a bateria dura de 2 a 3 meses e a capacidade de armazenamento é de 200ml.

3. Bloco Alimentador

Se você não puder usar nenhuma das opções acima, a última que recomendamos é um alimentador de blocos. Um alimentador em bloco é um grande bloco de comida que você coloca no aquário antes de sair por um tempo. Esses blocos se quebrarão no tanque, liberando gradualmente comida para seus peixes betta.

Seus peixes não conseguirão comer mais do que precisam porque leva tempo para o bloco liberar a comida em pedaços pequenos.

No entanto, existem alguns problemas conhecidos com blocos de alimentação. Uma delas é que você não consegue controlar a quantidade de peixe que comerá. Superalimentar seus peixes é perigoso porque alguns continuarão comendo enquanto puderem ver a comida. 

Outro desafio dos blocos alimentadores é que eles podem apodrecer e se decompor se você deixá-los em um tanque por muito tempo, criando amônia na água. A amônia é perigosa para peixes betta, mesmo que seja em pequenas quantidades, e pode ser demais para o filtro limpar rapidamente.

Como preparar seu tanque antes de viajar

Se você se preparar adequadamente antes de viajar, poderá reduzir os efeitos de deixar seu aquário e peixes betta por um longo período. Para manter seu aquário em condições ideais antes de partir, você deve manter baixos os níveis de estresse de seus peixes betta e aumentar sua resiliência para jejuar por cerca de 3-4 dias.

Você pode prevenir problemas de saúde e doenças induzidas pelo estresse com esses processos se planejar deixar seu aquário sem atenção por 10 a 14 dias. As chances são boas de que você volte a ter um aquário e peixes betta saudáveis ​​se seguir as etapas abaixo.

Mantenha as condições ideais

Garantir que as condições da água e do tanque estejam em bom estado manterá a saúde do seu betta quando você não puder cuidar dele. Se você deixar seu aquário em más condições, ele irá piorar até se tornar prejudicial ao seu betta. Você pode seguir estes cuidados antes de viajar e no dia da viagem.

7 dias antes de partir:

  • Inspecione seu sistema de filtragem e limpe o meio filtrante
  • Limpe o cascalho para retirar detritos e restos de comida
  • Use kits de teste de aquário para verificar o nível de pH da água e garantir que esteja entre 6,8 e 7,5
  • Apare todas as plantas aquáticas que você possa ter e remova a matéria morta
  • Verifique todos os outros itens do seu tanque para garantir que estejam em boas condições de funcionamento. (ou seja, bomba de ar, aquecedor, filtro, etc.)

Dia de Partida

  • Verifique a temperatura do tanque para garantir uma faixa de 75-80oF.
  • Faça uma troca de água mais significativa do que o normal. Se o seu tanque tiver 3 galões ou menos, faça uma mudança de 80% e uma mudança de 50% para tanques maiores.
  • Faça um exame de saúde do seu peixe betta
  • Alimente seu peixe betta antes de sair de casa. Não dê a eles uma porção mais significativa do que normalmente.

Verifique o aquecedor do seu tanque

Bettas são peixes tropicais, então a temperatura em seu aquário deve estar idealmente na faixa de 75-80 graus Fahrenheit. Esta é a faixa ideal em que a saúde de um betta está no seu melhor. Eles terão uma coloração intensa e permanecerão ativos.

Siga as etapas abaixo se você planeja deixar seu aquário sem vigilância.

  • Verifique se o seu aquecedor está funcionando corretamente e ajuste a temperatura da água entre 75-80°F.
  • Não coloque seu aquário sob a luz direta do sol, especialmente se for um aquário pequeno. Isso pode causar mudanças repentinas de temperatura ou superaquecimento, o que prejudica o seu betta.
  • Coloque seu tanque em uma área sem correntes de ar, longe de aberturas de ventilação e aquecedores.

Defina um cronômetro para as luzes do seu tanque

Certifique-se de que seus peixes mantenham uma programação diária mesmo quando você não estiver por perto. Uma programação diária é uma excelente maneira de seus peixes se autorregularem e manterem seus níveis de estresse no mínimo.

Se eles não receberem luz enquanto você estiver fora, eles podem ficar tão estressados ​​quanto ficar sob a luz solar direta ou quando você deixa as luzes acesas constantemente. Defina seu cronômetro para 8 a 10 horas de luz diariamente para ajudar seus peixes em sua programação regular de descanso à noite e brincadeiras durante o dia.

Mantenha a tampa fechada

Os peixes Betta adoram se alimentar no nível da superfície e geralmente sobem à superfície da água para respirar. À medida que a qualidade da água no tanque cai quando você está ausente, eles irão até o tanque com mais frequência e ocasionalmente tentarão pular para fora do tanque.

Manter o tanque tampado é a maneira de manter seus bettas protegidos e evitar que eles pulem para fora do tanque. Você não deve encher o tanque até a capacidade máxima se estiver cobrindo-o com uma tampa, para que haja espaço para o ar quando ele subir.

Os peixes betta podem sobreviver cinco dias sem comida?

Sim, seu peixe betta deve ser capaz de sobreviver cinco dias sem comida, desde que sejam saudáveis ​​e as condições do aquário sejam ideais.

Por quanto tempo posso deixar meu peixe betta sem comida?

A maioria dos peixes betta pode sobreviver sem comida por duas semanas.

Devo usar um comedouro automático para peixes?

Os peixes Betta são exigentes, especialmente quando você lhes dá muitos pellets ou comida liofilizada. Se estiver usando um alimentador automático, você terá opções de alimentação limitadas, então seus peixes podem relutar em comer. Você não deverá ter problemas com um alimentador automático, entretanto, se seguir as dicas abaixo:

  • Você tem tempo suficiente para testar o alimentador antes de viajar
  • Seu peixe betta come a comida que o comedouro dispensa por dez dias continuamente
  • Você pode determinar os tamanhos de porção apropriados que não poluem a água e minimizem o desperdício no período de teste. 

Mantendo seu peixe Betta saudável enquanto você estiver fora

Bettas podem viver até 14 dias sem comida; no entanto, isso é estressante para seus corpos e não é recomendado. É essencial saber quanto tempo seu betta pode ficar sem comer antes de viajar e tomar providências quando não estiver disponível, para não prejudicá-lo. Certifique-se de preparar seu aquário e seu betta adequadamente pelo menos uma semana antes de partir e de usar um babá de peixes, um alimentador automático ou um bloco de alimentação para garantir que seu betta não passe fome. 

Você é iniciante em peixes betta? Elaboramos um guia completo para cuidar dos peixes betta, incluindo configuração do tanque, alimentação e doenças a serem observadas >> O guia completo de cuidados com os peixes betta

Se você achou este artigo útil, deixe um comentário abaixo e compartilhe-o com seus amigos.

Similar Posts