Spirulina Fish Food: Uma potência nutricional
Spirulina, o pó verde desagradável que você costuma encontrar em lojas de produtos naturais, é um dos suplementos mais consumidos no mundo.
Para os humanos, foi comprovado que seu alto teor de antioxidantes e amplo perfil vitamínico reduz o colesterol, melhora a digestão, diminui o risco de câncer e muitos outros benefícios à saúde.
Mas você sabia que também é incrivelmente saudável para seus peixes?
A espirulina tem sido usada por aquaristas há décadas como forma de complementar a dieta diária de seus peixes, oferecendo benefícios à saúde que os alimentos comerciais regulares não podem oferecer.
Este artigo abordará exatamente o que é essa potência nutricional, de onde ela vem, como ela pode beneficiar a saúde dos seus peixes e também como usá-la para obter os melhores benefícios.
Índice
Alternar
O que exatamente é espirulina?
Os benefícios da espirulina para a saúde como alimento para peixesImunidade aumentada
Cores melhoradas
É antibacteriano
É bom para digestão
Onde posso comprá-lo? Qual devo escolher?
Como usar a espirulina como alimento para peixes
Quanta espirulina devo usar?
Então, vamos encerrar…
O que exatamente é espirulina?
Spirulina, vista ao microscópio
A espirulina é um tipo de alga verde-azulada (ou cianobactéria) encontrada em lagos salgados e oceanos em climas subtropicais.
Cianobactérias são tecnicamente algas, mas diferem da maioria das algas devido à sua capacidade de produzir energia a partir do sol, assim como as plantas.
É também um dos alimentos cultivados mais antigos do mundo, com relatos de que os astecas usavam as algas como alimento, há milhares de anos.
Curiosidade: Também foi proposto por astronautas da NASA como uma fonte potencial de alimento que pode ser cultivada no espaço.
A maioria dos suplementos e pó de espirulina natural são produzidos na América do Sul e na África Ocidental.
O termo “Spirulina” é essencialmente um termo de marketing para tornar a ideia de comer algas mais tolerável.
É certamente mais comercializável do que “escória de lago”, que é essencialmente o que as algas são.
Mas não estamos falando sobre consumo humano. Tenho certeza de que nossos peixes não se importarão de onde vem a comida ou do que ela é feita, desde que marque algumas caixas:
- Tem um gosto bom
- Fornece energia e nutrição
- É consistente (os peixes adoram consistência)
Mas isso não significa subestimar os benefícios da espirulina como suplemento alimentar para peixes.
É repleto de vários nutrientes que são cruciais para aumentar e manter a boa saúde dos seus peixes.
Um único bloco de colher de espirulina inclui:
- Cálcio
- Potássio
- Magnésio
- Vitaminas B
- Niacina
- Ferro
- Até 70% de proteína
Você provavelmente está pensando…
Bem, isso parece ótimo, mas o que isso significa para meus peixes?
Os benefícios para a saúde da espirulina como alimento para peixes
Imunidade reforçada
O denso perfil nutricional da espirulina proporciona um impulso geral para a saúde do sistema imunológico dos seus peixes.
Um sistema imunológico mais forte os torna menos suscetíveis a contrair doenças bacterianas e fúngicas do aquário.
Cores Melhoradas
O maior benefício de um sistema imunológico mais saudável, além de uma defesa mais forte contra doenças, é que ele encorajará cores mais vivas.
Tal como acontece com os humanos, uma dieta mais saudável repleta de nutrientes, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias levará a uma pele, unhas e cabelos mais saudáveis e a um brilho geral que só pode ser alcançado através de uma boa nutrição.
É antibacteriano
Existem várias doenças comuns entre os peixes que são causadas por bactérias.
Dois grandes exemplos são podridão das nadadeiras e doenças da bexiga natatória (nota: isso também pode ser causado por problemas digestivos)
Não posso prometer que a adição de espirulina à dieta dos seus peixes os tornará imunes a doenças bacterianas, mas é nutritiva e pode potencialmente ajudar a reduzir o risco… então porque não?
Sua alta contagem de antioxidantes e propriedades antibacterianas podem proteger seus peixes por dentro, tornando-os menos propensos a serem gravemente danificados por uma doença se houver um surto em seu aquário.
É bom para a digestão
A espirulina é uma matéria vegetal fibrosa, que melhora a saúde digestiva dos peixes.
Não sou um especialista em ‘gastroenterologia aquática’ (isso é mesmo uma coisa?), então não posso te dizer os detalhes do porquê, mas pela minha experiência como aquarista, não há muito melhor para ajudar peixes constipados.
Tenho certeza de que é igualmente útil para outros problemas digestivos, por isso vale sempre a pena ter alguns em seu armário, prontos para oferecer ao seu peixe de forma consistente – para manter os cachimbos limpos, por assim dizer!
Onde eu posso comprar? Qual devo escolher?
A espirulina encontrada na maioria das lojas será normalmente vendida em pó, pellet prensado ou em flocos.
No entanto, para o seu aquário, existem algumas maneiras diferentes de introduzir espirulina, dependendo das necessidades específicas do seu peixe.
Para uso diário geral…
Alimentos à base de espirulina serão suficientes. Na maioria dos alimentos comerciais à base de espirulina, a espirulina representa apenas uma pequena quantidade (talvez 5 – 10% em peso), o que não parece muito, mas como é um alimento diário, você está simplesmente adicionando uma pequena quantidade para a dieta dos seus peixes, sempre que eles comem.
Usar diariamente um alimento à base de espirulina garantirá que seus peixes recebam a quantidade certa sem a preocupação de superalimentação.
Se você quiser oferecer aos seus peixes um impulso de saúde sem alterar sua alimentação diária, você pode adicionar alguns flocos de espirulina a cada poucos dias.
Os mais saudáveis que encontrei são os da Ocean Nutrition (disponíveis no Chewy).
Eles são embalados com outras guloseimas nutritivas, como artémia e krill. É tudo comida de verdade. Nenhuma bobagem quimicamente alterada.
Eu os vejo como pequenas bombas nutricionais que coloco em meu aquário a cada três dias. Meus peixes os adoram e os benefícios são aparentes depois de algumas semanas.
Uma nota rápida para quem tem peixes que se alimentam no fundo:
Certas espécies de peixes, como Plecos (que amam espirulina), provavelmente nunca verão um grama dos flocos que você está adicionando ao seu aquário, pois são peixes que se alimentam de fundo.
Se você tem peixes que se alimentam de fundo e gostaria de alimentar com espirulina, certifique-se de escolher um pellet que afunda e não um floco.
Para peixes de lago: um pellet flutuante com adição de espirulina será a melhor opção.
Como usar a espirulina como alimento para peixes
Agora que cobrimos o que é a espirulina e como ela pode beneficiar seus peixes, vamos ver como você realmente deve usá-la.
Novamente, o processo dependerá da sua situação específica, mas como regra geral, a melhor maneira é alimentar seus peixes com uma ração diária com adição de espirulina.
Existem apenas algumas situações (como alimentar seus próprios alimentos vivos cultivados ou alevinos) em que a espirulina em pó seria necessária.
A melhor alimentação diária com espirulina é definitivamente a Spirulina 20 da Zoo Med.
Ele contém toneladas de proteínas e está repleto de nutrientes que seus peixes precisam para prosperar. É um alimento diário ideal porque cobre todas as bases nutricionais, além de injetar uma dose poderosa da poderosa espirulina.
Oh, é muito barato também (é ainda mais barato se você selecionar o envio automático no Chewy – receba-o mensalmente para nunca ficar sem)
Quanto espirulina devo usar?
A espirulina não é um alimento completo que possa sustentar seus peixes por conta própria.
É simplesmente um suplemento e deve ser administrado como um só.
Um alimento diário completo com adição de espirulina normalmente terá entre 5 e 10 por cento de seu peso como espirulina (ou 20% se você escolher Spirulina 20).
Alimentar seus peixes com a dosagem normal (varia muito, como você sabe) fornecerá Spirulina suficiente sem exagerar.
Se você optar por flocos de espirulina (que têm maior teor de espirulina), você pode oferecê-los como faria com qualquer outra guloseima. Uma pitada aqui e uma pitada ali.
Certifique-se de verificar a embalagem de todos os produtos que você coloca em seu aquário para verificar as dosagens recomendadas.
Então, vamos encerrar…
Esperamos que este pequeno artigo tenha lhe dado mais informações sobre o superalimento espirulina e o que ela pode fazer pela saúde dos seus peixes.
Posso garantir pessoalmente que isso aumentará sua vitalidade geral (eles podem parecer mais ativos ou brincalhões), resolverá quaisquer problemas digestivos e também os protegerá contra doenças.
Então agora passo as perguntas para você…
Você já usou espirulina como alimento para peixes? Que benefícios (se houver) você viu?
Você experimentará a espirulina como alimento para peixes depois de ler este artigo? Se não, por quê?
Adoro ouvir suas opiniões. Este é um site de comunidade e adoramos ouvir sua opinião. Por favor, comente abaixo ou confira nossa página no Facebook!