Tigre Pleco – Guia de cuidados

Um dos melhores peixes que você pode incluir na configuração do seu aquário é o Tiger Pleco. Possui listras marrons que cobrem todas as partes do corpo até as nadadeiras. Seus olhos também são listrados com um padrão semelhante ao das listras em sua cabeça. Por ser territorial, esse peixe adora paz e sossego e prefere ficar no fundo do aquário. O tamanho médio de compra deste peixe é de 2 a 3 polegadas.

O Tiger Pleco pertence ao gênero Hypancistrus, com código atribuído a ele como número L LO66. Outros nomes usados ​​​​são Pleco rabiscado, King Tiger Pleco e Network Pleco. Pode crescer até um comprimento de 4,7 polegadas. Os Tiger Plecos adultos têm uma aparência diferente daquela que tinham quando eram mais jovens.

Índice
Alternar
Origem e habitat do Tiger Pleco

Configuração do aquário Tiger Pleco

Comportamento do Tiger Pleco

Alimentação do Tiger Pleco

Criação do Tiger Pleco

Doenças comuns

Origem e Habitat do Tigre Pleco

O Tiger Pleco habita naturalmente os rios do Tocantins no Brasil e o baixo Rio Xingu, onde há boa corrente e a água contém altos níveis de oxigênio. Para este peixe não é necessário colocar grandes quantidades de plantas no aquário. Nos rios do Rio Xingu, onde a temperatura da água é elevada, o substrato contém quantidades mínimas de areia e pedras.

Você pode colocar alguns troncos e cavernas rochosas no aquário, mas nunca sobrecarregar o espaço com inúmeras plantas. A temperatura da água deve ser de cerca de 82F. Um tanque com capacidade para 55 galões de água é recomendado para o Tiger Pleco.

Configuração do aquário Tiger Pleco

A água no habitat natural do Tiger Pleco é um pouco rápida, então crie um aquário que forneça corrente forte. Mantenha sempre altos níveis de oxigênio dentro do seu aquário. A água deve ser um pouco ácida, mas também pode ser neutra. Mantenha o pH da água dentro da faixa de 5,8 – 7,0.

Tigre Real Pleco

Nas regiões de onde vem o Tiger Pleco quase não há vegetação subaquática, então você não precisa pensar em colocar plantas vivas no aquário. Em vez disso, planeje seu aquário de forma que cada um tenha seu próprio esconderijo. Eles adoram ficar escondidos em buracos.

Na hora de comprar madeira flutuante (com o objetivo de servir de esconderijo), escolha o tipo “madeira de pântano”, que faz bem ao aparelho digestivo de todos os tipos de plecos. Se você não tiver madeira flutuante no momento, poderá resolver temporariamente com pedras, manchas de terracota ou tubos de PVC. Qualquer coisa que seja boa para esconder estaria bem. Se o seu Tiger Plecos não tiver onde se esconder, ele pode facilmente ficar estressado.

Ao escolher um aquário para Tiger Plecos, você deve levar em consideração seu comportamento agressivo, que se torna mais pronunciado à medida que atingem a idade adulta. O tamanho do tanque deve ser de pelo menos 55 galões. À medida que seus Tiger Plecos se tornam adultos, é importante considerar duas coisas. Primeiro, pode ser um bom momento para mover outros plecos para outro tanque. Segundo, também pode ser melhor comprar um tanque maior com espaço que possa acomodar todos na comunidade. O objetivo é fornecer o máximo de espaço possível.

Ao escolher os filtros para o seu aquário, você deve pensar não apenas no tamanho e no comportamento agressivo, mas também no grande apetite dos plecos. Seu tanque deve ser fortemente filtrado, pois eles podem sobrecarregar esses materiais. Um filtro HOB enorme serviria, mas você pode fazer melhor se adicionar um filtro de esponja de tamanho grande também.

Comportamento do Tigre Pleco

O Tiger Pleco é um peixe pacífico. É fácil combinar com outros peixes, mas observe que também é territorial e pode ser antagônico a um membro do mesmo gênero.

O Tiger Pleco prefere um ambiente que tenha muitos esconderijos que forneçam abrigo principalmente durante o dia. A razão para isso é porque este peixe é noturno, o que significa que dificilmente você o verá realizando alguma atividade durante o dia. Depois de alguns meses em seu aquário, ele poderá apresentar atividade durante o dia, mas ainda assim você deve manter um ambiente com muitos locais de descanso.

Alimentando Tiger Pleco

Algumas pessoas podem dizer que, como o Tiger Pleco é um peixe sugador, será suficiente alimentá-lo apenas com algas. Isso é verdade, mas você não deve limitar este peixe apenas a esse tipo de dieta, pois isso fará com que ele fique desnutrido.

Tiger Plecos são na verdade onívoros e, além de algas, também se alimentam de insetos e pequenos crustáceos na natureza.

Ofereça-lhes uma dieta constante de bolachas de algas e vermes sanguíneos e eles atenderão a todas as suas necessidades nutricionais e ficarão mais felizes com isso. As bolachas de algas que recomendamos são as bolachas de algas da Hikari.

Frutas e vegetais são alimentos ideais, como melões, ervilhas sem casca, medalhões de abobrinha, feijão e brócolis. As fibras são importantes em sua dieta, mas não lhes dê frutas e vegetais ácidos. Tomates, uvas e laranjas são exemplos desses alimentos.

Criação de Tigre Pleco

Se você pretende criar Tiger Plecos, certifique-se de que seu aquário seja bem grande, pois eles são muito agressivos. Você pode começar com duas mulheres e dois homens. Cada macho tentará encontrar uma caverna confortável para procriar e assim que encontrar o local certo, começará a limpar o entorno com o objetivo de atrair uma fêmea para aquela caverna.

Uma vez que uma fêmea é atraída, ela logo colocará ovos em um lado da caverna. O macho então se posicionará para proteger a área de reprodução e espalhará continuamente os ovos até que eclodam.

Tiger Plecos machos crescem maiores do que suas contrapartes femininas e desenvolvem padrões de cores mais escuros. Os odontones também são mais longos nos homens e mais cerdas podem ser encontradas ao longo das espinhas peitorais.

Doenças Comuns

Há indícios de que um tigre pleco está doente. Estes incluem atividade alterada ou diminuída, lesões cutâneas, barbatanas presas e isolamento. As doenças comuns são infecções bacterianas, hidropisia, fungos, linfocistese, parasitas internos, olho-de-papo, tuberculose e veludo.

A melhor defesa contra essas doenças é a prevenção. Limite o estresse no meio ambiente. Faça trocas frequentes de água. Evite a superlotação, pois Tiger Plecos realmente adora espaço. Evite superalimentar e mantenha sempre uma dieta balanceada para eles e compre peixes em uma loja de boa reputação e em que você possa confiar totalmente.

Similar Posts