Zebra Danio Care Guide (Dieta, Tanque & Criação)
Um dos peixes de água doce mais populares no hobby de aquarismo hoje é o Zebra Danio (Científico nome: Danio Rerio).
Originário de vários lugares da Ásia Central, como Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Mianmar, o Zebra Danio é um peixe muito pacífico e bonito que será uma adição bem-vinda a qualquer aquário comunitário.
Também comumente chamados de ‘Peixe Zebra’, esses pequenos peixes icônicos recebem o nome dos padrões listrados e coloridos que lembram os de uma zebra (obviamente!).
Se bem cuidado, um Zaebra Danio pode viver até 5 anos e quando adulto costuma medir entre 5 e 7 centímetros.
Eles são incrivelmente fáceis de cuidar e são perfeitos para o aquarista iniciante.
Condições do tanque Zebra Danio
Embora Zebra Danios possa ser encontrada em uma variedade de ambientes diferentes na natureza, eles preferem viver em águas com pouca corrente.
No entanto, como a maioria dos Zebra Danios criados hoje são criados em cativeiro, eles são incrivelmente resistentes e podem sobreviver e até mesmo prosperar em praticamente qualquer aquário.
Devido ao seu pequeno tamanho, Zebra Danios pode sobreviver em tanques de até 5 galões, mas como são peixes comunitários e às vezes podem parecer hiperativos, são mais adequados para aquários maiores e mais movimentados.
Recomendamos manter Danios em um tanque de pelo menos 10 galões, ou até maior, se possível. Os peixes zebra adoram nadar, então mantê-los em um aquário maior irá ajudá-los a prosperar.
Danios são peixes de cardume, por isso precisam ser mantidos em grupos de pelo menos 5. Tal como acontece com a maioria dos outros peixes de cardume, se os números forem muito baixos, eles podem ficar estressados e começar a agir fora do comum. Eles podem começar a apresentar sintomas como agressão a outros companheiros de aquário e perda de apetite.
Zebra Danios recebe o nome de suas aparentes listras “semelhantes a zebra”
Zebra Danios prosperará em águas que estejam consistentemente entre 65 e 77 graus Fahrenheit e eles preferem águas macias a semiduras com um pH de 6,5 a 7,2.
Em termos de filtragem, Zebra Danios não é nada exigente. Você pode usar qualquer tipo de filtro de sua preferência, mas recomendamos um filtro HOB, apenas pelo aumento da corrente que eles podem fornecer para o Zebra Danios brincar.
Zebra Danios são conhecidos por serem pequenos saltadores, por isso recomendamos que você sempre mantenha seu aquário coberto, se não quiser voltar para casa e encontrar um cardume de peixes mortos no chão.
Se você fornecer a eles bastante espaço para nadar e uma boa corrente para eles aproveitarem, você provavelmente será o dono de um bando de Zebra Danios felizes.
O que a Zebra Danios come?
Sendo os peixinhos resistentes que são, os Zebra Danios estão longe de ser comedores exigentes. Eles comerão praticamente qualquer coisa que você os alimentar.
No entanto, como o objetivo é mantê-los tão saudáveis e felizes quanto possível, é sempre recomendável que você tente imitar a dieta que eles seguiriam naturalmente na natureza. Isso incluiria muitos pequenos insetos, vermes, algas e crustáceos.
Obviamente, nem todos os criadores de peixes terão o orçamento nem o desejo de alimentar seus peixes com apenas alimentos vivos, então um alimento em flocos de boa qualidade será mais do que suficiente, mas é altamente recomendável complementar sua dieta com alimentos vivos ocasionais ou congelados. alimentos.
Nossa comida Zebra Danio favorita e a comida para peixes de boca pequena que recomendamos fortemente são os grânulos tropicais de tetramina da Tetra. Já usamos isso há algum tempo e nossos peixes não se cansam.
No que diz respeito aos alimentos vivos, você não pode errar com a alimentação regular de vermes sanguíneos e vermes pretos, artêmias e dáfnias, e até mesmo moscas-das-frutas sem asas. (A comida viva que comprei por assinatura é o camarão salgado da Omega One. É barato e é uma delícia nutricional.)
Companheiros de tanques adequados para Zebra Danios
Zebra Danios são peixes de cardume e adoram fazer parte de um aquário comunitário. Alguns dos melhores companheiros de tanque para Danios são:
- Todas as farpas
- Todos os arco-íris
- Gouramis de tamanho semelhante
- Palhaço e Botias Yoyo
- Espadas
- Pleco e Peixe-gato Corydoras
- Um Arco-Íris ou Tubarão Redtail
Não é incomum que Zebra Danios, assim como muitos outros tipos de Danios, sejam usados como distração para peixes mais agressivos.
Seus movimentos rápidos e personalidade um tanto parecida com TDAH podem muitas vezes ser suficientes para distrair peixes agressivos que estão prontos para começar a lutar.
Não recomendamos comprar Danios apenas por esse motivo, mas é algo que vale a pena observar.
Criação de Zebra Danios
Fêmea Zebra Danio pronta para botar seus ovos. Crédito da imagem
Se você é novo no hobby de criação de peixes e quer tentar criar, Zebra Danios é provavelmente o primeiro peixe que recomendamos que você experimente.
Eles são muito fáceis de criar e perfeitos para iniciantes ganharem alguma experiência.
No entanto, como acontece com muitos peixes, existem certos procedimentos que precisam ser seguidos e condições atendidas antes que sua Zebra Danios se reproduza com alegria.
As etapas não são difíceis de seguir, mas são todas essenciais.
O primeiro passo é separar os machos e as fêmeas em tanques separados. Você pode identificar as fêmeas por suas barrigas rechonchudas e arredondadas, em comparação com os corpos mais longos e estreitos dos machos.
Uma vez separados os diferentes sexos, é hora de começar a alimentá-los com alguns alimentos vivos, ou alimentos congelados de alta qualidade, para engordar a fêmea e incentivá-la a começar a produzir ovos.
Você precisará de um aquário de reprodução separado, que tenha sido totalmente ciclado e preparado com um leito raso de pedras ou bolinhas de gude.
Não são para decoração, mas para permitir que os ovos caiam pelas frestas, fora do alcance dos pais sempre famintos. Danios são famosos por comer seus próprios ovos, então esta etapa é crucial se você deseja ter algum sucesso em criá-los.
O aquário de reprodução deve estar mal iluminado durante todo este processo.
Após a desova inicial, os pais devem ser removidos do aquário de reprodução o mais rápido possível, para minimizar a chance de eles comerem os ovos recém-gerados.
Depois que os ovos assentarem no fundo do tanque, eles deverão começar a eclodir em 48 horas. Os alevinos recém-nascidos podem ser alimentados com uma dieta de frituras líquidas ou em pó.